sábado, 2 de agosto de 2008

Cebrapaz e CMP organizam campanha, em Brasília, contra a Quarta Frota

por Carlos I.S. Azambuja em 02 de agosto de 2008

Resumo: Membros do PCdoB e representantes de Cuba promovem manifestação em Brasília. E como de costume, nada foi comentado pela grande mídia brasileira.

© 2008 MidiaSemMascara.org


A matéria abaixo, comentando atos realizados em Brasília por dirigentes comunistas do PC do B e membros do Estado cubano, não mereceu publicação pelos órgãos de imprensa nacionais.

***

Diante da ameaça representada pela nova investida imperialista, o Cebrapaz lançou, em conjunto com o Conselho Mundial da Paz (CMP), uma campanha contra o relançamento da Quarta Frota estadunidense em águas do Atlântico.

A presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes (Maria do Socorro Gomes Coelho, deputada federal pelo PC do B/PA) alerta: “O anúncio de recriação da Quarta Frota estadunidense, destinada a realizar missões navais agressivas nas regiões do Caribe, América Central e América do Sul, é uma grave ameaça à paz, à segurança e à soberania de todos os povos e nações da América Latina”.

De acordo com a presidenta, o que está em jogo na decisão de autoridades estadunidenses de relançar a Quarta Frota são os interesses de frear o processo de transformação política da região e disputar os recursos naturais e estratégicos dos povos destas latitudes do mundo, ferindo a soberania e buscando intimidar militarmente a região.

“O objetivo é constituir um amplo movimento contra o relançamento da Quarta Frota e em defesa da paz e da soberania dos países da região”, disse Socorro Gomes sobre a campanha a ser realizada pelo Cebrapaz em parceria com o CMP.

Recordamos que o CEBRAPAZ é um órgão criado pelo PC do B e vinculado ao Conselho Mundial da Paz, organização de frente remanescente do Movimento Comunista Internacional.

Cebrapaz e CMP se reúnem com Ricardo Alarcón

Na última quinta-feira, dia 03 de julho, em Brasília, o Cebrapaz participou de uma reunião com Ricardo Alarcón, presidente da Assembléia Nacional do Poder Popular de Cuba e coordenador da Campanha pela Libertação dos 5 heróis cubanos, presos ilegalmente nos Estados Unidos.

Durante a reunião, a presidenta do CMP e do Cebrapaz, Socorro Gomes, e o diretor executivo do Cebrapaz, Rubens Diniz, apresentaram os resultados da Assembléia do Conselho Mundial da Paz (CMP) e o desejo de intensificar campanhas pela libertação dos cinco heróis.

Na ocasião foi analisada a atual conjuntura política na América Latina, o relançamento da Quarta Frota, o resgate da senadora Ingrid Betancourt.

Socorro Gomes disse que na próxima reunião do CMP será debatida uma campanha internacional em solidariedade com os cinco heróis cubanos, que inclui a realização de visitas de personalidades internacionais às prisões dos Estados Unidos nas quais eles estão detidos.

Cebrapaz homenageia José Martí no Congresso Nacional
“Ao exaltar José Martí, um dos fundadores do pensamento político antiimperialista da época moderna, essa solenidade também homenageia aqueles patriotas que lutam pelos mesmos ideais de José Martí”.

É dessa forma que o jornalista José Reinaldo Carvalho, Diretor de Comunicações do Cebrapaz, define a solenidade que inaugurou a exposição em homenagem a José Martí, o herói da independência de Cuba do domínio espanhol. José Reinaldo de Carvalho é membro do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil.

Realizada pelo Cebrapaz em parceria com outras forças progressistas, a exposição ficará no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados até o próximo dia 04 de julho.

A exposição exibe fotografias sobre José Martí e imagens de Cuba de autoria de Lílian Vaz, integrante do Núcleo Cebrapaz São Paulo, que retratam cenas cotidianas e paisagens urbanas de Cuba. Ao referir-se às fotografias, José Reinaldo disse ter-se lembrado dos cinco patriotas cubanos, que estão proibidos de andar naquelas ruas porque se encontram presos nos cárceres do império.

“Essa exposição além de ser uma homenagem a eles é também um ato de solidariedade e de reivindicação para que sejam imediatamente libertados”, declarou o jornalista em seu discurso durante a inauguração da exposição, realizada no salão negro da Câmara.

A inauguração da exposição contou com a presença do presidente da Assembléia Nacional do Poder Popular de Cuba, deputado Ricardo Alarcón de Quesada, e o embaixador de Cuba no Brasil, Pedro Nuñes Mosquera, além de deputados e membros do corpo diplomático.

“Sinto-me muito honrado em representar o Cebrapaz em um evento que homenageia José Martí”, disse José Reinaldo. “O Cebrapaz se considera uma organização ‘martiniana’, porque os princípios através dos quais o Cebrapaz se orienta são os mesmos princípios de solidariedade e internacionalismo defendidos por José Martí e expressos em sua célebre frase: ‘Pátria é humanidade’”, acrescenta.

Antes da inauguração da exposição foi realizado um ato no plenário do Senado Federal que também contou com o apoio do Cebrapaz. Durante o ato organizado pelo Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, formado por mais de 200 integrantes entre deputados e senadores, Ricardo Alarcón, que liderou a delegação cubana, fez duras críticas ao governo estadunidense por manter presos ilegalmente em seu território cinco compatriotas cubanos.

Alarcón elogiou a iniciativa do chanceler belga De Gucht que declarou que seu país irá sensibilizar outros interlocutores na Europa para que apóiem a libertação dos cubanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário