quinta-feira, 6 de março de 2008

OEA: Colômbia e Equador chegam a acordo.

Quinta-feira, 6 de Março de 2008

OEA: Colômbia e Equador chegam a acordo.

Coturno Noturno

Os gritinhos histéricos de Rafael Correa e os minutos de silêncios de Hugo Chávez, a escolha de um lado por Lula e as trombetas da guerra de Fidel, nenhuma destas palhaçadas substituíram a boa e velha diplomacia na solução de um episódio corriqueiro na América Latina: a invasão de fronteiras desguarnecidas e abandonadas.

A Resolução do Conselho Permanente da OEA não condenará a Colômbia, como exigia o raivoso e destrambelhado Correa, que chegou ao Brasil ameaçando ir às últimas conseqüências e foi embora agradecendo por Lula ter ficado ao lado dele, sem que ele pedisse. Em troca, pela terceira vez e sem nenhum problema, a Colômbia apresentará desculpas pela invasão de território equatoriano e aceitará a presença de uma Comissão de Análise, não de investigação ou verificação como queriam os equatorianos, que será comandada pelo presidente da OEA, cumprindo uma agenda definida por ambos os países, que indicarão o que querem que seja analisado nas fronteiras dos mesmos.

O acordo será homologado em 17 de março próximo, em reunião dos ministros de relações exteriores dos países da OEA. Momento pastelão: tudo estava aprovado por aclamação, até que um esbaforido Ministro nicaraguense recebeu um telefonema de Ortega, mandando que o pobre pelego voltasse atrás no seu voto.

Com informações do El Tiempo.

Coronel

Nenhum comentário:

Postar um comentário