quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

AGITANDO O BARCO DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Papéis avulsos – Heitor de Paola


Dr. Rachel Ehrenfeld

24/11/08

No dia 23 de janeiro de 2004 um email surgiu na tela do meu computador enviado pelos procuradores do bilionário saudita Khalid bin Mahfouz ameaçando me processar por difamação, em Londres. O primeiro pensamento que me ocorreu foi: ‘ele escolheu a vítima errada’. Chamei meu advogado para saber qual seria a melhor poderia forma de contestar. Eu estava decidida a evitar que os britânicos roubassem meus direitos de livre expressão americanos. Finalmente, estes direitos são o resultado da vitória americana contra a opressão britânica há três séculos.

Tendo sido educada por pais que, como membros do Irgun lutaram contra a ocupação britânica pela independência de Israel, eu cresci entendendo o valor fundamental da liberdade. A proteção constitucional da liberdade de expressão foi um dos principais motivos da decisão de viver aqui.

Quando Mahfouz ameaçou me processar em Londres ele já tinha recebido desculpas e retratações de muitos escritores e órgãos da mídia – grande parte não residentes na Inglaterra. O uso frenético que fazia da Alta Corte de Londres para silenciar a mídia começou a se tornar sério após os ataques de 11/09 à América. Como réu de processos iniciados por familiares das vítimas dos ataques contra os financiadores da Al Qaeda ele tentou suprimir todas as informações sobre suas atividades.

Mahfouz, que até então tinha sido julgado por mérito, se vangloriava de mais de 40 (!) ‘vitórias’ em seu web site, o que esfriava o ânimo para novas tentativas de expô-lo porque muitos escritores e órgãos da mídia temiam processos caríssimos, especialmente num país onde as leis lhes eram prejudiciais.

Como era de se esperar, Mahfouz, que tinha sido dono do maior banco da Arábia Saudita e do Oriente Médio e banqueiro da própria família real saudita, não gostou nada do meu relatório sobre seu financiamento a atividades terroristas constantes de meu livro Funding Evil: How Terrorism is Financed – and How to Stop It (Financiando o Mal: Como o Terrorismo é Financiado – e Como Pará-lo). O livro foi publicado nos EUA, onde eu moro e trabalho, e igual que todos meus trabalhos se basearam em informações de fontes confiáveis, inclusive em documentos governamentais e jurídicos.

Decidi enfrentar Mahfouz, não em seu terreno na Inglaterra, onde litígios sobre difamação e custos estavam a favor dele, mas em New York onde meus direitos estão melhor protegidos do que em qualquer outro lugar do mundo.




Rocking the free speech boat

Nenhum comentário: