sábado, 19 de fevereiro de 2011

Gen. Alfredo Bocanegra: adeus a um grande soldado

Mídia Sem Máscara

Cel. Luis Alberto Villamarín Pulido | 19 Fevereiro 2011
Internacional - América Latina

Sua passagem pelas unidades nas quais serviu à Colômbia, deixou marcas indeléveis. Milhares de subalternos o recordam com apreço e admiração.

Sem dúvida, na vida e obra do Brigadeiro-General Alfredo Bocanegra, que até hoje comandou a Quinta Brigada do Exército em Bucaramanga, reflete-se na frase de Douglas Mc Arthur quando disse que os grandes soldados não morrem, senão que se desvanecem no tempo.

Com a absurda morte do general Bocanegra a Colômbia perde um dos mais brilhantes soldados das recentes gerações militares. Oficial de cavalaria, especializado em combate de contra-terrorismo rural, para-quedista, lancero [1] e condecorado várias vezes por ações de valor frente ao adversário no campo de batalha, sempre esteve à frente de suas tropas com pundonor, honradez e inatacável retidão moral.

Humano e compreensível com os subalternos, estrito no cumprimento do dever e cavalheiro íntegro, são apenas poucos dos adjetivos que se podem utilizar para ressaltar suas qualidades profissionais. Sem dúvida, foi um homem que nasceu para a milícia e a viveu com paixão, com fervor patriótico e com sensata reflexão.

Os que tivemos a honra de ser seus companheiros de armas guardamos lembranças especiais de Alfredo Bocanegra, pois sua simplicidade, humildade e dom para agradar, primavam sobre qualquer situação, por difícil que fosse. Perde a Colômbia.

Perde o Exército nacional. A metódica carreira militar de Bocanegra foi culminada de múltiplos reconhecimentos profissionais. Guerreiro e diligente, era respeitado e seguido com obediência absoluta por suas tropas. Durante o desenvolvimento de operações de combate, foi um motivador e um inspirador da busca do êxito tático.

Sua passagem pelas unidades nas quais serviu à Colômbia, deixou marcas indeléveis. Milhares de subalternos o recordam com apreço e admiração. Não obstante, no dizer do francês Montaigne, "O triste é assim...". E hoje se foi deste mundo Alfredo Bocanegra, certamente para ingressar na glória celestial, pois suas realizações assim o indicam.

Paz em sua tumba. Que Deus o tenha em Sua santa glória e que seus seres queridos tenham suficiente fortaleza espiritual para superar este irreparável trauma. Que o Todo Poderoso cumule-os de bênçãos e ilumine o caminho pelo qual vão transitar. E que o exemplo do general Alfredo Bocanegra seja uma referência e um estímulo para os soldado que diariamente entregam ingentes quotas de sacrifício em honra da esquiva paz em nossa bela e maltratada Colômbia.

Notas da tradutora:

[1] Lancero é uma especialidade existente apenas no Exército Colombiano, e cujos componentes são os melhores dos melhores em combate. Algo equivalente aos Marines americanos. O autor deste artigo também é Lancero.

[2] O réquiem deve-se ao súbito falecimento do respeitado general Alfredo Bocanegra em decorrência um acidente fatal ocorrido na manhã de 18 de fevereiro, quando o helicóptero que o transportava caiu em Río Negro, Santander. No acidente morreram um tenente e um soldado que o acompanhavam, além do piloto que era civil. O Ministério da Defesa informou que estão apurando as causas que, em princípio acredita-se ter sido decorrente do mal tempo na região, mas não se descarta a possibilidade de um atentado.

Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário: