terça-feira, 19 de julho de 2011

Oposição pede a Chávez libertação de presos políticos com câncer

Mídia Sem Máscara

(Informativo de Imprensa da Mesa de Unidade Democrática - MUD) - Os membros da Comissão de Direitos Humanos da Unidade Democrática exigiram a imediata libertação, através de um indulto ou uma lei de anistia para o caso particular de Alejandro Peña Esclusa e do delegado Lázaro Forero, pelo padecimento de câncer que estão sofrendo.

Delsa Solórzano, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da Unidade e deputada do Parlamento Latino-Americano, assinalou que têm a responsabilidade de fazer o país conhecer a grave situação de saúde dos presos políticos venezuelanos. "Dois deles padecem de câncer de próstata, como Alejandro Peña Esclusa e o delegado Lázaro Forero".

"Nós queremos evidenciar ante o país a crise no sistema de saúde venezuelano. Um sistema que aparenta ser só para os privilegiados dos membros do Governo nacional", disse. Solórzano insistiu em assinalar que todos os enfermos de câncer, sem exceção, merecem atenção médica privilegiada. A deputada do Parlatino lembrou que o presidente Chávez foi um preso político por levar a cabo um Golpe de Estado e foi beneficiado com um indulto presidencial. "Os que deram o Golpe de Estado em 1992, foram tratados com privilégios".

Solórzano expressou sua solidariedade com o presidente Chávez por seu padecimento de câncer, e pediu-lhe que a atenção médica que está recebendo seja também dada aos presos políticos. "Exigimos uma libertação imediata para os presos políticos através da Anistia ou Indulto, especialmente para Forero e Peña Esclusa, por sua grave situação de saúde", enfatizou Solórzano.

María Del Pilar de Simonovis, membro da Comissão de Direitos Humanos da Unidade, expressou que o Estado é obrigado a garantir o direito fundamental da saúde a todas as pessoas que se encontrem privadas de liberdade. "Na Venezuela devemos ter claro que os presos políticos são vítimas de torturas psicológicas. Porque estar preso e não ter direito à saúde é também um trato cruel, desumano e degradante".

María Del Pilar de Simonovis ressaltou que os presos políticos que se encontram reclusos no SEBIN, só podem ver 24 horas de sol ou luz natural por ano. "Rolando Guevara apresenta uma hérnia desde agosto de 2007; Éramos Bolívar requer uma atenção oftalmológica por um descolamento de retina; José Sánchez Mazuco tem gastrite crônica e lombalgia severa, pelo qual necessita terapia de reabilitação; Henry Vivas tem problemas na vesícula".

Por sua parte, Yajaira Castro, esposa do Delegado Lázaro Forero, disse que toda a Venezuela foi testemunha da luta que travaram os familiares e amigos de seu esposo para que ele pudesse ser transferido para receber a ajuda médica que requeria. Castro pediu o apoio dos venezuelanos para que se pressione, a fim de que se outorgue uma liberdade condicional a Forero por razões humanitárias, e assim ele possa ser operado.

Para finalizar, Indira de Peña Esclusa solicitou o levantamento da medida privativa de liberdade contra seu esposo, para que ele seja atendido por seu médico particular. "Assim como o Presidente se atende em Cuba com seus médicos de confiança, pois nós queremos que Alejandro seja tratado por seu médico".

Nota da tradutora:

No dia 04 de julho pp., Indira concedeu uma entrevista ao programa "La Noche" transmitido pelo canal NTN24 da Colômbia. Nessa entrevista ela faz uma paralelo entre a vida e as vississitudes de Chávez e Alejandro, e pede ao mandatário que liberte seu esposo para que ele, tal como Chávez, possa fazer o tratamento que necessita com urgência urgentíssima. E ontem (sábado 16 de julho), antes de partir para Cuba onde iniciou hoje o tratamento de quimioterapia, Chávez diz que todas as pessoas que estejam presas com alguma enfermidade devem ter o direito de tratar de sua saúde. Entretanto, deixa nas mãos dos magistrados a decisão sobre a medida cautelar para o tratamento desses presos.

Assistam abaixo os dois vídeos.

Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário: