quarta-feira, 13 de julho de 2011

Parlamentares da América exigem libertação de Peña Esclusa

Mídia Sem Máscara

Fuerza Solidaria | 13 Julho 2011
Notícias Faltantes - Foro de São Paulo

Venezuela: 21 presos políticos e mais de três mil perseguidos pelo regime comunista de Hugo Chávez.

Caracas, 12 de julho - Em um emotivo ato realizado hoje nesta cidade, conformou-se a "Aliança Parlamentar Democrática da América", integrada por deputados e senadores de todo o continente, com o objetivo de defender a democracia e os direitos humanos na região.

Em declarações recolhidas pelo jornal "El Nacional", o deputado boliviano Adrián Oliva explicou que "esta plataforma tem como propósito lutar pelo aprofundamento da democracia e o respeito dos direitos humanos. A tarefa é exigir que os organismos internacionais cumpram com o seu trabalho em defesa dos direitos humanos e nos pronunciar sobre a violação dos direitos humanos universalmente conhecidos", indicou Oliva.

Por sua parte, o deputado Enrique Buzarquis, ex-presidente do Parlamento do Paraguai, disse a "Globovisión" que "urge lutar pelas liberdades e pela democracia, para não voltar aos modelos ditatoriais do passado, como o que vivemos durante 35 anos no Paraguai: é fundamental passar do discurso à ação", anotou.

A deputada venezuelana do Parlamento Latino-Americano (PARLATINO), Delsa Solórzano, do partido Un Nuevo Tiempo (UNT), destacou à agência EFE a coincidência do ato fundacional com o primeiro aniversário da detenção do venezuelano Alejandro Peña Esclusa, cujo rosto figurava em um grande cartaz na coletiva de imprensa onde lia-se "Libertem Peña Esclusa". Segundo Solórzano, a Venezuela é o país da região com uma situação de perseguição política "mais grave", ao assegurar que há 21 presos políticos, além dos "mais de 3.000 perseguidos políticos", muitos dos quais se exilaram.

O deputado Oliva explicou sua postura sobre os presos políticos ao portal Analitica.com: "Estamos iniciando uma cruzada, o caso de Alejandro Peña Esclusa é emblemático. Tomamos conhecimento de que já existem vários pronunciamentos na Bolívia, onde mais de 37 parlamentares fixaram sua posição de apoio". Além disso, lembrou que o Congresso do Paraguai decidiu por unanimidade advogar pela causa de Peña Esclusa, por razões humanitárias, "e hoje no Chile se apresenta um acordo no mesmo sentido e, isto, com segurança, vai crescendo". Oliva acrescentou que a Aliança Parlamentar Democrática da América advogará por todos os prisioneiros políticos venezuelanos.

"Esta organização vai-se construir com cada um dos países da América e vai desempenhar um papel fundamental para exigir aos organismos internacionais competentes conhecer sobre os casos de violação dos direitos humanos, para exigir de nossos Estados que cumpram com a Carta Interamericana Democrática. O fim é gerar todas as condições necessárias para que, acima das ideologias, a democracia e os direitos humanos sejam temas centrais pelos quais advoguemos todos", esclareceu Oliva.

Além dos acima mencionados, estiveram presentes no ato fundacional o Vice-Presidente do Parlamento Andino, Fausto Lupera (Equador), a senadora boliviana Jeanine Áñez e os deputados venezuelanos Miguel Ángel Rodríguez, Richard Blanco, José Luis Farías e Nicolás Sosa. Ao ato assistiu um expressivo grupo de jornalistas, assim como familiares dos prisioneiros políticos venezuelanos.

Para ver a declaração fundacional da "Aliança Parlamentar Democrática da América" clique aqui.


Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário: