quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Rajoy já é alvo da mídia engajada

Mídia Sem Máscara

As eleições na Espanha e a vitória da direita: Rede Globo faz cobertura depreciativa de Mariano Rajoy.


Acabei de assistir do Jornal Nacional a cobertura sobre o novo primeiro-ministro eleito da Espanha Mariano Rajoy, do Partido Popular, de orientação conservadora.

A matéria consiste num daqueles clássicos casos de difamação e desconstrução de imagem, em que a mentira é apresentada somente com a superposição de verdades, embora desconexas entre si por qualquer relação causal.

Rajoy é de direita, então pau nele! Portanto, omite-se a vitória incontestável nas urnas, aliás, decorrente do própria incompetência da gestão socialista de Zapatero, e concentram-se as baterias no estado de desânimo da população com a atual crise que assola o país, como a atribuir a Rajoy a responsabilidade por não inspirar confiança no futuro nos corações ibéricos.

Percebam a brutal diferença de perspectiva entre as coberturas midiáticas de Barack Hussein Obama e Mariano Rajoy: ao primeiro teceram-se as mais elevadas loas, o anúncio de uma nova era, o mérito por ter feito história sem que a mesma tivesse ainda acontecido; em síntese: uma epifania, como megalomaniacamente proferido pelo próprio. Já ao segundo entrega-se toda cozinha suja por limpar, com panelas encardidas até o teto, a pia entupida, as lixeiras atoladas e ratos e baratas por toda parte.

Não sou de adular políticos meramente por sua declarada orientação política. Este negócio de culto à imagem é coisa de socialista. Fosse espanhol, votaria em Rajoy, e estaria sisudamente a esperar pelo cumprimento de suas promessas e do seu plano de governo. Porém, nem por isto deixo aqui de apontar mais uma vez o engajamento ideológico esquerdista da Rede Globo, como ilustre representante de praticamente toda a mídia nacional.

Nenhum comentário: