quinta-feira, 11 de março de 2010

A hegemonia antipsiquiátrica

Mídia Sem Máscara

Humberto Campolina | 10 Março 2010
Artigos - Ciência

A situação descrita não é uma particularidade do meio psiquiátrico brasileiro; ela é, infelizmente, a forma mentis de toda atividade dita cultural do Brasil, país em que se vive o mundo sonhado pelo filósofo comunista italiano Antonio Gramsci, do qual a antipsiquiatria (ou neo-antipsiquiatria) é um produto acabado e exemplar.

"Quem Ignora o óbvio está condenado a ser atropelado por ele." (Reinaldo Azevedo)

"Criatura humana é muito constante na tolice, tem tolice na natureza, meu Mocinho" (Dona Rosalina, personagem de Guimarães Rosa)

O antipsiquiatra

Venho insistentemente no meio psiquiátrico batendo na tecla de que existe no Brasil uma corrente antipsiquiátrica, para a qual cunhei o termo "neo-antipsiquiatria", extremamente ativa e insinuante, com um apetite voraz direcionado para o poder total na área da chamada saúde mental; esses ativistas se escondem sob o manto do que cretinamente denominaram "reforma psiquiátrica", que ao suprimir o termo "assistência", trai-se e conta a que veio: estigmatizar a psiquiatria (afinal, é ela que deve ser reformada, logo está deformada, entenderam?), implantando um sistema baseado não em fundamentos científicos, mas moldado por uma ideologia política que em todos os lugares em que foi imposta, resultou em dor, sofrimento humano e morte. É o uso político da psiquiatria.

Nunca levaram a sério essas denúncias; acham que exagero, que a antipsiquiatria é coisa de um passado remoto.

Pois bem, a revista Debates da Associação Brasileira de Psiquiatria, na edição jul/ago/2009 (http://www.abpbrasil.org.br/medicos/publicacoes/debates/PSQDebates_4_Julho_Agosto2009_light.pdf), publicou um debate a respeito da antipsiquiatria; foram convidados para escrever artigos o mineiro Francisco Paes Barreto e os gaúchos Rogério Wolf de Aguiar e Marcelo Pio de Almeida Fleck. E, sintomaticamente, sem nenhuma exceção, os autores escolheram como mote para abordar o tema justamente a... "reforma psiquiátrica". O que, convenhamos, passa longe de ser uma coincidência...

O resultado foi um amálgama de equívocos e desinformação com má-fé intelectual.

Comecemos por Barreto, que parece não gostar de ser qualificado de antipsiquiatra. O artigo do mineiro, cujo título "Da psiquiatria à saúde mental" (p.18) que, ademais do insólito trânsito de algo concreto - a psiquiatria - para uma reles abstração - a "saúde mental" -, denuncia as intenções do autor (algo como "da doença à saúde"; sutil como pata de elefante), tem uma estrutura ternária, em que descreve (e subscreve) o que ele chama de vertentes teórica, profissional e institucional do pensamento antipsiquiátrico.

Despidos dos floreios retóricos e das piruetas conceituais em que os antipsiquiatras de praxe embalam seus slogans, o autor descreve o assunto como se segue:

1 - Do ponto de vista teórico os psiquiatras definem a loucura como um desvio inconveniente à normalidade;

2 - Na vertente profissional, esses médicos, frente ao doente, assumem não uma postura clínica, mas moralista;

3 - Como corolário de 1 e 2, no campo institucional, os psiquiatria constroem hospitais visando tão-somente a exclusão dos loucos.

Em uma palavra, segundo os antipsiquiatras, a loucura é uma doença construída socialmente, um constructo social como dizem, uma "sociose". A conseqüência lógica ad absurdum de tal premissa seria que a doença mental é da competência menos de médico do que de sociólogo. Algo assim como um rabo abanando o cachorro...

São estes os fundamentos - entre a ignorância e a má-fé - sobre os quais a antipsiquiatria foi alicerçar todo seu edifício conceitual e engendrar sua prática desatinada.

Claro, sobre tais pés de barro, ao santarrão não haveria outra sina senão o desmoronamento. E foi isso o que aconteceu em todos os lugares por onde sua-santidade-redentora-dos-loucos andou em sua sanha messiânica. Desde a perversa Kingsley Hall de Laing&Cooper, passando pela Itália do medíocre Basaglia (tentem ler um livro dele...), na Alemanha, país em que antipsiquiatras foram para a cadeia, a França e seu representante Michel Foucault, cuja perversidade de tão notória dispensa comentários, até os EUA onde houve um aumento miserável de moradores de rua e, conseqüentemente, da taxa de encarceramentos de doentes mentais.

No Brasil... Bem, com a palavra o próprio Barreto:

"... o que se constata [depois da "reforma"] é algo diametralmente oposto [ao que prometia]. Em vez da complexidade, simplificação. Em vez de aprimoramento, deformação profissional, emprego maciço de modelos de capacitação simplórios e pobres... As tarefas seguem uma rotina sufocante e infernal... Num esquema como esse urge padronizar as condutas e tipificar os pacientes" (p.20).

Não há como discordar da apreciação de um dos próceres do establishment reformista: a montanha pariu um rato. Mas Barreto não desiste, e já tem a fórmula para corrigir o malfeito: um tratamento "que crie um laço social a partir de sua singularidade irredutível"(p.21). Hum...

Certa feita vi um stalinista concedendo como fato o genocídio havido sob Stalin (60 milhões de mortos), mas com a condição de que se aceitasse a justificativa de que fora conseqüência de um pequeno desvio, passível de ser corrigido num outro regime socialista. A seu modo, é o que Barreto, como representante do establishment antipsiquiátrico, nos pede: uma nova chance para corrigir outro "pequeno desvio".

Ó insensatez, teu nome é antipsiquiatria. Com a metodologia e o entendimento que os antipsiquiatras possuem da doença mental, qualquer reforma antipsiquiátrica estará sempre condenada a ser mais do mesmo: dano e sofrimento principalmente para quem só tem a opção do atendimento público.

Mas a causa da débâcle assistencial é bem outra do que pensam os antipsiquiatras. A certa altura de sua apologética (não é outra coisa, apesar do estilo formal) Barreto descobre que a doença "exclui" o louco; vejam: "A tendência à segregação é um dado de estrutura [no portador do transtorno]" (grifo meu). Ora, quantos anos de formado Barreto tem? Que eu saiba, não menos de quarenta. Só agora descobriu que doenças graves como a esquizofrenia "afrouxam os laços sociais" dos doentes mentais, como dizem pedantemente os lacanianos? Parece-me pouco provável. O mistério é por que só agora vem nos comunicar tal "descoberta"...

Os psiquiatras

Se no mineiro sobra a autoconfiança soberba de quem possui a chave e a resolução do enigma, nos gaúchos prevalecem tibieza e ambigüidade intelectual.

Não conheço pessoalmente os psiquiatras sulinos, mas lendo seus trabalhos não detecto os trejeitos e a fé cega comuns aos antipsiquiatras. O que percebo é aquela indecisão confusa de quem acabou de aprender uma segunda língua, mas esqueceu a primeira. Em vários trechos de seus trabalhos, canhestramente vestem a camisa antipsiquiátrica, mas o que dizem soa falso; falta convicção, sobram culpas. Os conceitos emitidos não parecem vir de lavra própria, mas impostos "de fora", do contexto hegemônico no qual estão inseridos. Suas críticas à psiquiatria não se resolvem quanto ao objeto (assistência psiquiátrica? ciência psiquiátrica?), e caem na ambigüidade proposital com que os antipsiquiatras confundem profissionais e usuários.

Alguns exemplos:

Na p. 23, Aguiar escreve:

"A manutenção do modelo manicomial e hospitalocêntrico não tem encontrado defensores" (grifo meu)

Somente dois parágrafos abaixo, grafa:

"Por outro lado, o maior problema dos defensores do modelo hospitalocêntrico..."

A contradição flagrante dispensa comentários.

Fleck cai em estado de confusão conceitual. Escreve ele:

"Em verdade, o Movimento da Antipsiquiatria teve um componente de crítica e de oposição à psiquiatria. Esta distinção é importante, pois a crítica é baseada em argumentos, é lógica e permite o crescimento múltiplo. A oposição é doutrinária... visa a derrota do opositor."

Ademais da sem-cerimônia com que distorce o significado do prefixo "anti", equilibrando-o em cima de uma espécie de muro conceitual, o autor deixa em suspenso nas linhas acima uma questão candente: se, como nos diz, "crítica" é ciência (dialética, verdade) e "oposição", ideologia (retórica, sedução), conclui-se que ambas são entre si excludentes; se é puro não é impuro e vice-versa; coisa alguma pode ser outra coisa ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto. Então, de qual delas - ciência ou ideologia - se serve a antipsiquiatria, afinal? Eis uma pergunta cuja resposta não é sequer insinuada no trabalho de Fleck.

As conclusões

1- Ao final da leitura dos artigos publicados pela revista da ABP, quem não conhece a história fica com a impressão de que há uma bem-aventurada antipsiquiatria dando voltas ao mundo no digno labor de retificar a recalcitrante psiquiatria.

2- Só os cegos por ingenuidade ou conveniência podem negar o óbvio embate entre o projeto antipsiquiátrico e o projeto psiquiátrico, este bancado pelas práticas de alguns centros universitários (São Paulo, principalmente) e aquela pelo poder público através do Ministério da Saúde e instituições corporativamente interessadas, como o Conselho Federal de Psicologia. A atual diretoria da ABP tem dado inesperados passos para trás.

3- Ajoelhados ante a "reforma psiquiátrica", os psiquiatras estão se saindo muito mal nos embates. Quando um dos lados começa a usar as palavras e os conceitos criados pelo adversário, é sinal de que já perdeu a guerra.


Post scriptum: Claro que sei que a situação descrita não é uma particularidade do meio psiquiátrico brasileiro; ela é, infelizmente, a forma mentis de toda atividade dita cultural do Brasil, país em que se vive o mundo sonhado pelo filósofo comunista italiano Antonio Gramsci, do qual a antipsiquiatria (ou neo-antipsiquiatria) é um produto acabado e exemplar.

1- A expressão "reforma psiquiátrica" vai entre aspas por duas razões muito simples: além do óbvio propósito de desconstruir a psiquiatria, como afirmei acima, é uma absurdidade do ponto de vista científico: onde já se viu reformar uma ciência com atos de governo?

2 - Não gosto dos termos "loucura" e "louco", que me parecem desrespeitosos e de mau gosto. Utilizo-os no presente artigo para operar em paralelo à terminologia antipsiquiátrica.

3 - Deve ser justamente a isso que se refere Barreto quando escreve que "o objetivo da reforma é [...] situar o louco na cidade" (p.18)

4 - "Algumas idéias sobre psiquiatria e antipsiquiatria..." p.21 e "A evolução do movimento da antipsiquiatria" p.25.

5 - A invasão de textos descaradamente antipsiquiátricos na publicação da ABP é um sintoma claro disso; é triste ver que usam as publicações psiquiátricas para desancar a psiquiatria. JAMAIS veremos artigos psiquiátricos em publicações antipsiquiátrica. A presença na atual diretoria de representantes inequivocamente simpáticos ao establishment antipsiquiátrico mineiro não deve ser casual.

6 - A suplência, ao lado da odontologia, no Conselho Federal de Saúde Mental é uma prova do estado vexatório a que os psiquiatras foram sendo empurrados...

Nenhum comentário: