terça-feira, 6 de julho de 2010

Não somos Eremildos, Sr. Gaspari

Mídia Sem Máscara

Klauber Pires enumera as falsificações de Elio Gaspari quando o assunto é a Petrobras, evidenciando algumas obviedades normalmente pouco comentadas.

No meu conceito pessoal, os jornalistas exercem um papel muito mais importante para a sociedade do que os políticos. Desta forma, pra quê serve um jornalista a favor do governo? "Se hay gobierno, soy contra", é o lema que deveria estar bordado com fios de ouro e afixado bem à vista na sala de todo profissional do ramo. Sim, concordo que às vezes, - muito lá às vezes, alguns políticos fazem algumas coisas corretas e boas. Que se dê, pois, o braço a torcer nestas horas, e sigamos adiante quebrando o pau em cima deles!

Na coluna deste domingo, Elio Gaspari se deixa flagrar, como sempre, em gostoso momento peleguista. Olha só o que o sujeito escreve sobre a Petrobras:

"A Petrobras precisa formar uma tropa de elite nacionalista e feroz. Aqui e ali ela já percebeu movimentos de seus concorrentes para satanizá-la, sobretudo no paraíso lobista de Washington. Quem quiser cortar as asas dos sabiás brasileiros pelo mundo afora não pode esperar por bons negócios na terra das palmeiras. "

O Sr Gaspari anda confundindo o público com o seu personagem Eremildo. A ver...

Quer dizer que andam demonizando a empresa que furou a greve dos petroleiros venezuelanos para salvar o governo de Hugo Chávez, que funciona em regime de monopólio no Brasil, e cujo marco regulatório do Pré-Sal pretende fechar as portas a todo investimento externo?

Quer dizer que no país em que o petróleo é explorado em regime de monopólio e que se serve à população a pior e mais cara gasolina do mundo os investidores não devem esperar por bons negócios?

Quer dizer que Washington é o paraíso dos lobistas? Por acaso é lá que a Petrobras - repito, uma monopolista - gasta centenas de milhões de reais com publicidade e sustenta um departamento de comunicação com mais de 350 funcionários?

Quer dizer que Washington é o paraíso dos lobistas? Quem é mesmo, Sr Gaspari, que andou anunciando a sua disposição de ser presidente da Petrobras depois de seu mandato como Presidente da República? Lobistas? Ah, prezado leitor, você acha mesmo que há lobistas trabalhando para a Petrobras em Brasília?

Quer dizer que precisamos de uma tropa de elite nacionalista e feroz? Quer dizer que não basta a imoral seleção dos contratos de publicidade conforme a linha ideológica dos jornais e revistas? (Isto é para você, Zero Hora...). Quer dizer que os reclames de "um novo Brasil" não constituem o retrato de uma elite nacionalista e feroz?

Dos lobistas, destaca-se o Sr Gaspari como o mais ativo deles. Eu não me chamo Eremildo. E você, leitor?

Nenhum comentário: