segunda-feira, 19 de julho de 2010

O sumiço de Olavo de Carvalho

Mídia Sem Máscara

Já com cara de choro, vejo um homem vindo em minha direção, de mãos vazias.

Desço ao saguão do hotel. Concluíra os afazeres profissionais e queria aproveitar os 40 minutos que me restavam de Rio de Janeiro. Consulto o recepcionista. "Tem uma biblioteca por aqui, não tem?" "Tem a Biblioteca Nacional. É só ir direto na Rio Branco".

Dez minutos depois, encaro a fachada do recinto que receberia uma breve visita minha e com um objetivo traçado durante a caminhada. "É agora ou nunca. Tem que ter esse livro lá. Não é possível que não tenha". E, de fato, ao observar a suntuosidade do interior, concluo com íntima alegria: "Aqui tem!"

Uma menina simpática pega meu nome, RG, CPF, telefone, o diabo. Recebo um cartão magnetizado, para entrada e saída. A burocracia me fascina e me fortalece a certeza. "Aqui tem!" Sigo por um corredor chique e silencioso. Para satisfação da massa ali presente, adentro a sala de leitura da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Na ponta dos pés, com medo de respirar, vou ao computador de consulta. Digito o autor: "Olavo de Carvalho". Surge o Eldorado na tela: "O Jardim das Aflições".

Sorrio, temendo que o movimento facial produza ruído. Finalmente colocaria as mãos naquela obra e leria duas ou três de suas páginas. Nunca a encontrei em Fortaleza; ao que parece, a edição esgotou e os exemplares tornaram-se barras de ouro cobiçadas por um grupo seleto, no qual me incluo modestamente.

Pego a ficha no balcão, boto nome, telefone, escolaridade, cidade natal, título do livro, autor, número de localização e coisa e tal. Entrego ao homem do balcão, que me manda sentar e aguardar. Aguardo bastante. Todo mundo recebe os livros, e eu, nada. Olhando o relógio, penso tragicamente: "Devo ter preenchido errado o negócio". Já com cara de choro, vejo um homem vindo em minha direção, de mãos vazias. "Senhor Bruno?" "Sim". E então, a bomba:

- Olha, esse livro... sumiu do nosso acervo.

O riso é inevitável. E acho graça do pudor daquele homem: "Sumiu. Presume-se que..." Não completa a frase, como se a reticência camuflasse o óbvio. Completo por ele: "Presume-se que o livro tenha sido surrupiado". O homem sorri, balança o crânio afirmativamente. Agradeço e vou embora rindo.

Enquanto desço a escadaria, vem um pensamento cheio de palavrões. "O Olavo é ****! Teve um livro roubado da Biblioteca Nacional!" Vibro com o crime. No último degrau, sinto inveja do ladrão e admito sem vergonha. "Eu teria feito a mesma coisa".

Publicado no jornal O Estado em 09/07/2010.

Bruno Pontes é jornalista - http://brunopontes.blogspot.com

Nenhum comentário: