quinta-feira, 31 de março de 2011

Democracia versus Liberdade

Mídia Sem Máscara

Walter Williams | 31 Março 2011
Artigos - Conservadorismo

Para destacar o quanto a democracia e o governo da maioria são ofensivos à liberdade, basta você se perguntar quantas decisões em sua vida você gostaria que fossem tomadas democraticamente.

Para mim é realmente nojento ouvir políticos, membros das classes conversadeiras nacionais ou internacionais e pseudo-acadêmicos elogiando os distúrbios no Oriente Médio como movimentos democráticos. Também ouvimos falar da democracia como a descrição de nosso próprio sistema político. Como os fundadores de nossa nação, eu acho a democracia e o governo da maioria uma forma desprezível de governo.

Você vai dizer, "Puxa, Williams, agora você precisa se explicar!"

Começarei por citar nossos fundadores acerca da Democracia. James Madison diz, no Federalista n. 10, que em uma democracia pura "não há nada que coíba a incitação ao sacrifício do partido mais fraco ou do indivíduo odioso." Na Convenção Constitucional de 1787, o governador da Virgínia, Edmund Randolph, disse "... que ao traçar estes males a suas origens, todo homem as tinha encontrado na turbulência e tolices da democracia." John Adams disse: "Lembre-se, a democracia nunca dura muito tempo. Ela logo se destrói, se esgota e se mata. Ainda não houve jamais uma democracia que não cometesse suicídio." Alexander Hamilton disse: "Estamos agora formando uma forma republicana de governo. A verdadeira Liberdade não se encontra nos extremos da democracia, mas em governos moderados. Se nos inclinarmos demais à democracia, logo vamos cair numa monarquia ou em alguma outra forma de ditadura."

A palavra "democracia" não aparece em nenhum lugar dos dois documentos mais fundamentais de nossa nação -- a Declaração de Independência e a Constituição dos Estados Unidos. O Artigo IV, Seção 4 de nossa Constituição assegura "a todo Estado nesta União uma Forma Republicana de Governo." Se você não quiser se dar ao trabalho de ler nossos documentos fundadores, basta se perguntar a si mesmo: Nosso juramento de lealdade à bandeira diz "a democracia que ela representa" ou "a República que ela representa?" Ou será que Julia Ward Howe cometeu um erro ao intitular sua Canção da Guerra Civil de "O Hino de Batalha da República?" Deveria ela tê-lo intitulado de "O Hino de Batalha da Democracia?"

Qual a diferença entre as formas republicana e democrática de governo? John Adams captou a essência quando disse: "Há direitos que antecedem todas as formas de governo mundano; direitos que não podem ser revogados ou limitados por leis humanas; direitos provenientes do Grande Legislador do Universo." Isto significa que o Congresso não nos concede direitos; seu trabalho é proteger nossos direitos naturais ou dados por Deus.

Por exemplo, a Primeira Emenda da Constituição não diz que o Congresso nos concederá a liberdade de expressão, de imprensa ou religião. Ela diz: "O Congresso não fará nenhuma lei concernente a um estabelecimento da religião ou a proibição do livre exercício da mesma; ou limitando a liberdade de expressão ou de imprensa..."

Compare a idéia de uma república com a de uma democracia. O (dicionário) Webster define uma democracia como "um governo pelo povo; particularmente: governo da maioria." Em uma democracia, a maioria governa seja diretamente ou através de seus representantes eleitos. Como em uma monarquia, a lei é o que quer que o governo determine que seja. As leis não representam a razão. Elas representam a força. Os limites se aplicam ao indivíduo ao invés do governo. Ao contrário do que se planejou em uma forma republicana de governo, os direitos são vistos como privilégios e permissões concedidos pelo governo e eles podem ser rescindidos pelo governo.

Para destacar o quanto a democracia e o governo da maioria são ofensivos à liberdade, basta você se perguntar quantas decisões em sua vida você gostaria que fossem tomadas democraticamente. Que tal: o carro que você dirige, onde você mora, com quem você se casa, se você vai ter peru ou presunto para a ceia de Ação de Graças? Se estas decisões fossem tomadas através de um processo democrático, o indivíduo médio veria isto como tirania e não liberdade pessoal. Será menos tirania o processo democrático determinar se você adquire um seguro de saúde ou coloca dinheiro de lado para a aposentadoria? Tanto para nós mesmos quanto para nossos semelhantes em todo o planeta, devemos advogar a liberdade, não a democracia que nos tornamos, onde um Congresso crapuloso faz qualquer coisa por meio da qual ele possa reunir uma votação majoritária.


Walter Williams,
NewsBusters, 23 de fevereiro de 2011

Original: Democracy Versus Liberty

Tradução: Dextra

Nenhum comentário: