terça-feira, 24 de novembro de 2009

As impessoas e la bloguera cariñosa - 2

Mídia Sem Máscara

Heitor De Paola | 24 Novembro 2009
Artigos - Desinformação

Por que nada acontece a Yoani num país onde só em agosto foram presas 100 pessoas por delito de opinião, somando-se em todo o ano mais de mil, a polícia agindo com extrema violência para dissolver atividades cívicas e manifestações pacíficas como não se via desde 2003, segundo informe da Revista Cubana Amanecer?

AS IMPESSOAS

Após assistir ao vídeo, pense: onde estava Yoani quando nove jornalistas da Red Cubana de Comunicadores Comunitários e dois dirigentes da oposição democrática se encontravam cercados pela polícia política na casa de Vladimiro Roca Antúnez, filho de Blas Roca Calderio, um dos fundadores do Partido Comunista? Seis mulheres e cinco homens, entre eles a economista Martha Beatriz Roque Cabello e o dono da casa que é dirigente social democrata pediam a devolução de uma mera câmera fotográfica: "La cámara fotográfica que estamos reclamando no es el objetivo final de esta protesta', sino "el símbolo de nuestros derechos''. Enquanto isto Yoani dispõe de laptop e acesso à internet e nas vezes em que é presa (?) e agredida (?) não lhe tomam o dito!

Marta Beatriz está muito fraca, quase sem forças e sua voz é muito tênue, apresenta calafrios e seus membros superiores estão paralisados. Somente através de gestões de última hora por via diplomática permitiram a entrada de um médico que diagnosticou graves problemas renais e descompensação metabólica. Vladimiro emitiu um comunicado pedindo pronunciamento internacional. O plantão terminou dia 18/11 para evitar mais violências. (Mais detalhes no NOTALATINA e no blog de Martha Beatriz).

Onde estava Yoani quando até o Diário las Américas publicava a carta do Dr. Oscar Elías Biscet González enviada da cela 123, relatando as cenas de humilhação a que foi submetido?

Por que nada acontece a Yoani num país onde só em agosto foram presas 100 pessoas por delito de opinião, somando-se em todo o ano mais de mil, a polícia agindo com extrema violência para dissolver atividades cívicas e manifestações pacíficas como não se via desde 2003, segundo informe da Revista Cubana Amanecer? Onde é condenado a dois anos de prisão um cubano de 48 anos de idade, Juan Carlos González Marcos, conhecido como "Pánfilo", simplesmente por dizer frente às câmeras de televisão que em seu país se passa fome?

Um relatório completo sobre a situação dos Direitos Humanos em Cuba de setembro de 2009 pode se encontrado na página do Consejo de Relatores de Derechos Humanos de Cuba. Um relatório da Human Rights Watch, New Castro, Same Cuba diz que Cuba nada mudou com a mudança de um Castro para outro. Detalhes fundamentais do relatório: uma lista de 53 presos políticos, descrição minuciosas de quatro casos ilustrativos, uma avaliação das condições desumanas das prisões, e muito mais. Yoani não está em nenhum destes relatórios. Será que alguém vai dizer que ela é uma coitadinha perseguida pelos dois lados por ser a única autêntica oposicionista? Ou vão continuar usando o ridículo argumento psicótico de que o governo tem medo dela porque haveria uma grita internacional? Uma revolução que matou dois de seus principais ícones, Camilo Cienfuegos e Che Guevara, e aprisionou um terceiro, Huber Mattos, por mais de vinte anos e matou, encarcerou e torturou dezenas de milhares de cubanos, e continua? Realmente, Raulzito deve estar tremendo de medo do poderio de la bloquera cariñosa! Ora, não me venham de borzeguins ao leito!

Segundo a organização REPORTEROS SIN FRONTERAS - CUBA a ilha é o segundo cárcere do mundo para jornalistas, depois da China. Quanto à internet, dizem textualmente: 'qualquiera puede navegar por Internet...salvo los cubanos'. Raúl abriu aos cidadãos os hotéis que são dos poucos lugares onde se tem acesso à internet, mas os cubanos continuam sem poder se conectar (ver vídeo abaixo). Para autorizar a conexão exigem provas de que a pessoa vive longe da ilha. Em 3 de maio de 2008 Raúl permitiu aos cidadãos comuns possuírem computador, mas os preços são exorbitantes mesmo para os padrões dos países livres. Apesar disto, um internauta pode ser condenado a 20 anos de prisão se publica algum artigo 'contra-revolucionário' e a cinco caso se conecte ilegalmente à rede.

Se quiserem saber quem são os verdadeiros heróis cubanos, as impessoas, aqueles que a mídia se recusa a saber que existem, acessem Rostros de Héroes Cubanos o livro com o mesmo nome (414 pp) pode ser baixado aqui.

Outros sites que podem ser acessados pelos pesquisadores de história e que não interessam aos chutadores da mídia: Archivo Cuba, Baracutey cubano, Buena Vista Weblog, Human Rihts Watch Cuba, La Casa Cuba, Medicina Cubana, Payo Libre, Pinceladas de Cuba, Religion en revolucion, Reporte de Amnistia Internacional sobre Cuba, Rule of Law en Cuba, Sentencias de la Primavera Negra (2003), Union de Ex Presos Politicos Cubanos, Corriente Agramontista de Abogados Independientes, Instituto da Memória Histórica Cubana contra el Totalitarismo.

O ENCONTRO DE DUAS FRAUDES

Finalmente o Presidente que ninguém sabe onde nasceu encontra-se com a bloquera que ninguém sabe de onde veio! No dia 18 Yoani postou sete perguntas dirigidas a Raúl Castro e outras sete ao Obaminável. Pois dia 19, menos de 24 horas depois ele respondeu! Não parece coisa combinada? Para salvar a face Yoani disse que desde maio estava tentando fazer chegar a carta à Casa Branca, segundo declarações ao Globo do dia 20/11. Estranho é que no blog ela nada diz e se havia também outra carta para Raulzito por que não falou logo que mandou?

A meu ver o âmago da questão está na segunda parte da quarta pergunta:

Yoani: ¿Cuáles serían las condiciones previas que impondría su gobierno para iniciar un diálogo?

Resposta: Llevo tiempo diciendo que es hora de aplicar una diplomacia directa y sin condiciones, sea con amigos o enemigos.

Era tudo o que Raulzito precisava para enterrar de vez a existência das impessoas, pois esta sempre foi a condição principal: soltar os presos políticos e acabar com as prisões por delito de opinião.

E assim estará decretada a matança das impessoas que restam.

Nenhum comentário: