quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Corruptos e corruptores, tremei!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Artigo no Alerta Total


Por João Vinhosa

Os brasileiros já não tinham mais ânimo para se manifestarem contra a corrupção; frustrada diante da impunidade das quadrilhas que assaltavam os cofres públicos, a população havia perdido a capacidade de indignar-se; escândalos com o dinheiro do contribuinte ocupavam as manchetes até serem substituídos por outros escândalos ainda mais criativos e ousados; redes de cumplicidade formadas no legislativo, executivo e judiciário protegiam os espoliadores do erário; os poucos que ainda acreditavam na possibilidade de alguma solução miraculosa, chegavam a suplicar pateticamente: “Chamem o ladrão! Chamem o ladrão!”.

Eis, então, que surgiu uma luz no final do túnel: a enérgica postura do Partido dos Trabalhadores (PT) diante da exemplar faxina feita pela presidente Dilma no Ministério dos Transportes deu um novo alento ao povo brasileiro na luta contra a corrupção.

Mais uma vez, Deus provou que é brasileiro: o PT anunciou que vai usar a faxina no Ministério dos Transportes para recuperar a bandeira da ética.

Foi com grande esperança e muita fé que a nação tomou conhecimento das palavras do eminente presidente do PT, Rui Falcão.

Do alto da credibilidade que sua posição inspira, o presidente do PT afirmou: “Apoiamos a ação da presidenta. Ela está cumprindo uma promessa de campanha. Isso ajuda muito a fortalecer a imagem que nós sempre tivemos de um partido que defende a ética na política... O PT nunca deixou de empunhar esta bandeira. Temos uma pesquisa mostrando que para 15% da população somos o partido que tem mais políticos honestos”.

Passar das palavras à ação será fácil, pois o que não falta é roubalheira à espera de ser denunciada.

Ah, enfim mataremos a saudade do tempo em que o velho PT denunciava essas roubalheiras, chamando-as pelo apropriado nome de “maracutaias”! Ah, como era bom ver os baluartes da moralidade exigindo “transparência” e o fim das “maracutaias”!

Não pode passar despercebido que a pausa feita pelo PT em seu empenho em combater a corrupção foi completamente justificável: afinal, o embate político havia atingido vários companheiros ilustres.

Porém, como Fênix, o PT está ressurgindo das cinzas, e conseguindo resgatar os companheiros atingidos. O experiente e combativo Delúbio já está nas fileiras.

Logicamente, pelo emblemático papel que representa, o caso da Gemini – sociedade da Petrobras (40%) com uma empresa privada (60%) para produzir e comercializar o gás natural liquefeito (GNL) – deverá ser um alvo prioritário do partido que, para 15% da população, “tem mais políticos honestos”.

Diversos são os fatos que servem para comprovar que a Gemini contraria todos os princípios defendidos pelo PT velho de guerra. A seguir, encontram-se enumerados alguns deles:

1 – privatizaram uma importante atividade na área energética, área essa considerada estratégica para a segurança nacional;

2 – entregaram um autêntico cartório a uma empresa cuja totalidade das quotas pertence a um grupo norte-americano;

3 – a empresa privada recebeu gigantescas vantagens em detrimento do interesse público;

4 – a sócia majoritária da Gemini já foi condenada por diversos atos lesivos ao patrimônio público;

5 – a sócia da Gemini recebeu a maior multa já imposta a uma empresa (R$ 2,2 bilhões), fato motivado por ela integrar um cartel que, inclusive, superfaturava para nossos miseráveis hospitais públicos;

6 – o Acordo de Quotistas (vinculado ao Contrato Social da Gemini) possibilita a prática de incalculáveis superfaturamentos contratualmente corretos, fato detalhado em diversas denúncias;

7 – o sindicato dos trabalhadores na indústria do petróleo (Sindipetro), organização de tendência fortemente petista, depois de publicar em seu próprio jornal gravíssimas matérias, acusando explicitamente a ocorrência de corrupção na Gemini, se conformou, certamente, por ter levado um irresistível cala-boca.

8 – numa das matérias no jornal do Sindipetro-RJ, datada de 23/03/06, pode-se ver uma charge bastante sugestiva: um homem com uma mala recheada de dinheiro na qual se encontra gravado o nome da sócia da Petrobras na Gemini.

9 – em outra matéria, publicada em 03/08/07, sob o título “Petrobrás entrega mercado de GNL aos EUA”, uma charge mostra a mão do Tio Sam acionando um cilindro de gás de onde jorra dinheiro.

10 – numa terceira matéria, de página inteira, publicada em 29/05/08, além de uma charge bastante sugestiva, depara-se com um título esclarecedor: “Soberania Nacional Ameaçada – Mercado de GNL brasileiro está nas mãos de multinacional”.

11 – as correspondências trocadas entre o autor deste artigo e a diretora de gás e energia da Petrobras, Maria das Graças Foster (cotada para futura presidente da Petrobras), bem como os artigos publicados a respeito de tais correspondências, contém detalhes de “maracutaias” impossíveis de serem digeridas pelo partido que pretende retomar a bandeira da ética.

Resumo da ópera: Convicto que apenas atos como a recuperação da bandeira da ética pelo PT poderão diminuir o assalto ao patrimônio público, acredito que seria conveniente a formação de uma corrente (passeata não, por favor!) de apoio à iniciativa. E, como lema da campanha, permito-me sugerir: “Corruptos e corruptores, tremei!”

João Vinhosa é Engenheiro.

Postado por Alerta Total de Jorge Serrão às 08:42

Nenhum comentário: