quarta-feira, 27 de outubro de 2010

De Maquiavel a Mário Matos

Mídia Sem Máscara

Casimiro De Pina | 26 Outubro 2010
Artigos - Movimento Revolucionário

Um dos traços mais marcantes do movimento revolucionário, do séc. XV aos nossos dias, é a supressão sistemática da verdade e da moralidade.

A " revolução" não é tanto o golpe de Estado ou a tomada do poder: é a liquefacção da realidade. O império da mentira.

Neste sentido, com uma criatividade espantosa, a mente revolucionária criou um aparato gigantesco de CONTROLE das consciências, dominando sociedades inteiras. É a célebre "engenharia social" , no rescaldo da ideia utópica de reconstrução cósmica. A dezinformatsya tornou-se, então, um método de combate e, mais do que isso, uma forma de vida.

De Stalin a Pol Pot, passando pelas réplicas caseiras do socialismo pidgin, foi sempre este o método utilizado. Hoje em dia, com o concurso de novos conhecimentos da área da Psicologia, a coisa ganhou foros de cientificidade.

Engenheiros comportamentais, mediante uma sutil manipulação de sentimentos e expectativas, podem, sem grandes dificuldades, vergar o homem comum e impor um determinado padrão de " normalidade" a uma comunidade inteira, senão à humanidade.

Mário Matos tentou, há dias, aplicar esta velha tática, com um artigo intitulado " Ainda a guerra de usura e de desgaste" (A Semana, n.º 955, p. 9). O exercício é rasteiro, mas assaz interessante...

Saltitando entre o grotesco e o risível, o dr. Matos passa a seguinte mensagem: os apagões que atormentam a capital do país, com prejuízos imensos para toda a gente, não são da responsabilidade da Electra e, em última instância, do Governo, que não conseguiu cumprir, em 10 anos, as suas promessas para o sector energético: são, antes, " actos de sabotagem" , perpetrados, bem se vê, por traidores e arquiinimigos da Pátria!

Ou seja, lamentavelmente, " há" pessoas (leia-se: a malta do MpD, esses marotos!) cuja única actividade é " sabotar" o formidável trabalho do PAICV!

Recupera-se, deste modo, a psicótica " teoria do cerco" .

O Governo da República (atenção!) está " cercado" , pela mão invisível de terríveis conspiradores e reacionários sem piedade. Estes, vestígios de uma infra-humanidade a necessitar de cura, merecem, pois, a excomunhão, a perseguição metódica, o ostracismo políticoe, quem sabe, o estatuto definitivo de incapacidade cívica! Merecem a reclusão e o silêncio.

Factos? Presunção de inocência? Não há. Somente factóides, enquanto criação mirabolante da democracia de fachada e dos agitadores de serviço, laborando, pacientemente, no " bas-fond" do cinismo.

A manipulação dos sentimentos e da razão, na ausência completa de PROVAS e razoabilidade, serve, assim, para alimentar a " vontade de poder" e os eternos apetites do partido-Estado.

Não se riam, por favor, do Mário Matos. Ele não está a contar nenhuma piada, ou anedota. Não.O que ele faz é, numa certa perspectiva, bastante sério; é um trabalho político de subtilezas e profundidade. Ele acredita nisso.

MM é um agente consciente, militante de uma " ideologia com pretensão teológica" (G. Lipovetsky), que é ainda, no vácuo de um pensamento de sentido único, o grande inimigo da liberdade, das instituições políticas democráticas e do governo constitucional.

É isso que temos de compreender, antes que seja tarde demais.

P.S.: A associação dos amigos de Cuba em Cabo Verde (CAMICUBA) emitiu um comunicado (http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/cuba--associacao-camicuba-contra-bloqueio-dos-estados-unidos), pedindo, mais uma vez, o fim do " embargo" norte-americano aCuba, responsável, dizem, por todos os " males" que afectam aquela ilha do Caribe.

Ora, trata-se de um caso de fingimento histriónico ou, no mínimo, de ignorância grosseira!

Quem " embargou" e bloqueou Cuba durante as últimas décadas não foi, infelizmente, os Estados Unidos da América: foi o claudicante e miserável regime de Fidel Castro, condenando, com as famigeradas receitas do socialismo (estatização da economia, controlo do pensamento,supressão das liberdades), um povo inteligente e afável à miséria e ao desespero. É por isso que milhares fogem, sempre que podem, para Florida e Miami, à procura de melhores condiçõesde vida. E, de lá, enviam milhares e milhares de dólares aos seus familiares, que ajudam a equilibrar as precárias finanças públicas da ilha-prisão.

Deixem-se de hipocrisia. Vocês não são, nem nunca foram, " amigos" de Cuba. São, sim, amigos e cúmplices de um regime totalitário e despótico, que fuzila os " dissidentes" , tortura os adversários políticos e aprisiona poetas e jornalistas incómodos. É isso que vocês são.

Cúmplices da tirania.

Nenhum comentário: