segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Desabafo de um gaúcho

Mídia Sem Máscara

Como gaúcho por nascimento, devoção e sentimento, sinto-me envergonhado pelo meu Estado. Nunca senti tanta tristeza como estou sentindo agora, sabendo o que Tarso e sua turma farão. Serão anos de chumbo para a oposição.

Embora longe dos pagos - pois já estou fora do Rio Grande do Sul faz alguns anos - acordei nessa segunda feira com um sentimento de derrota e entreguismo. O Rio Grande do Sul, que experimentou as barbaridades do PT durante os anos 90 e 2000, tinha rechaçado toda e qualquer forma de eletividade desse partido. Porém, ontem o monstro ressurgiu. Com uma cara nova, com um discursinho aparentemente mais moderado que o de outrora, mas com os mesmos personagens. Tarso Genro, stalinista por formação, socialista por convicção, pertencente ao partidão, venceu as eleições em um pleito em que Fogaça e Yeda perderam por não se unirem.

Agora, esperemos o aparelhamento do Estado, a apropriação das contas públicas pelo partido, como ocorria quando o PT governava a prefeitura de Porto Alegre e,
principalmente, durante todo o governo Olívio. Enfim, o Rio Grande volta ao mesmo status quo: partidarização dos setores técnicos do Estado, distribuição de cargos aos
grupos radicais e moderados, tomada gramsciniana das instituições estaduais, em suma, um Estado entregue ao que há de mais horrendo na política: a sua absorção por um partido. A confusão entre Partido e Estado, a mitificação do líder, a miscigenação entre contas estatais e contas partidárias, a alocação do poder dentro de um projeto futurista e escatológico de sociedade e a redenção do homo videns- expressão cunhada por Giovanni Sartori, que serve de parâmetro para entender o homem-massa petista do Rio Grande do Sul- são elementos típicos dos regimes totalitários e são, hoje, aspectos definidores do está acontecendo e o que acontecerá nos próximos quatro anos de governo petista nos quatro - costados. A diferença será que de um caudilho como foi Olívio Dutra, teremos um "intelectual orgânico" no Piratini.

Como gaúcho por nascimento, devoção e sentimento, sinto-me envergonhado pelo meu Estado. Nunca senti tanta tristeza como estou sentindo agora, sabendo o que Tarso e sua turma farão. Serão anos de chumbo para a oposição. Preparem-se: aqueles ataques mentirosos e sorrateiros que muitos sofreram nos anos pesados do governo Olívio voltarão com a mesma intensidade! Lembro-me de estar ainda na Universidade quando Olívio chegou ao Poder. Foram anos difíceis. Meus colegas universitários, fascinados coma propaganda de salvacionismo do partido no Estado, não hesitavam em volver ataques contra quem quer que seja que ousasse contestar o líder Olívio. E sei disso porque durante alguns meses, eu mesmo fui um deles. Durante uma parte de minha adolescência, fui socialista e petista. Li Marx e apaixonei-me por aquele discursinho idiota. Fui salvo quando li Raymond Aron e percebi todos os erros do marxismo, não só práticos como teóricos. Por isso, entendo o que se passa na cabeça de um jovem gaúcho,socialista e petista. É como um fascínio diabólico que toma conta da alma do sujeito.

Graças a Deus e a alguns mestres que tive, acordei a tempo e curei-me dessa doença enérea quando ainda estava entrando na idade adulta.

Estou fora do RS, mas vejo a classe média de Porto Alegre, que mora no bom fim, na cidade baixa, no centro, no Petrópolis, etc., completamente cega e condicionada
pelo discurso petista. É essa mesma classe média que elegeu o Tarso e que, agora, arcará com toda sua doença. Pagarão mais impostos, serão calados pela fúria de seus vizinhos- que não aceitam discutir a não ser dentro dos parâmetros estabelecidos pela "cultura petista"-, sonharão com a extensão do metro, que não sairá nunca, enfim, terão o que merecem por terem acreditado na propaganda vermelha do partidão.

Aos gaúchos que, como eu, não se dobraram ante a propaganda petista, digo: serão anos de chumbo novamente. Lembrem do que ocorria durante o governo Olívio e saibam que àquele ar soviético voltará misturado a uma onda de comportamentalismo politicamente correto! Não se rendam: é preciso continuar trabalhando e, com a Graça de Deus, o PT cairá!

Nenhum comentário: