terça-feira, 21 de junho de 2011

Sobre a saúde de Peña Esclusa

Mídia Sem Máscara

O ex-presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle, informou ao Senado sobre a situação da saúde de Alejandro Peña Esclusa, que padece de câncer de próstata. "Reclamamos a adoção urgente de medidas que modifiquem a grave situação que padece o engenheiro que, se não for alterada, transformarão seu status de preso-político no de condenado à morte".

Caracas - Através de um comunicado, o senador pelo Partido Nacional e ex-presidente uruguaio, Luis Alberto Lacalle, informou ao Senado do Uruguai sobre a situação de saúde em que vive o engenheiro Alejandro Peña Esclusa, que encontra-se detido na sede do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (SEBIN) há mais de 10 meses e que requer tratamento médico por um câncer de próstata.

Lacalle explicou a seus colegas do Senado que o Governo da Venezuela negou o direito de Peña Esclusa a receber a atenção médica que requer, para manter controlada a enfermidade que o engenheiro padece.

Além disso, informou que Peña Esclusa é acusado supostamente de conspirar contra o Governo do presidente Hugo Chávez, mas que "o grande demérito deste dirigente político, opositor ao regime do presidente Chávez, não foi outro que dedicar-se durante dezessete anos a denunciar verbal e penalmente tal mandatário por seus nexos com as FARC, e de ser o presidente de UnoAmérica, plataforma que agrupa duzentas (200) organizações latino-americanas e de Fuerza Solidaria, uma das associações venezuelanas mais valiosas e combativas que o governo daquele país enfrenta".

"Alejandro Peña Esclusa foi detido, através de uma manhosa operação política, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica na qual se lhe extraiu um tumor na próstata determinando-se que padecia de câncer de média malignidade. Como complemento indispensável para sua possível recuperação ao referido mal, devia receber radioterapia como parte do tratamento, porém isto não ocorreu uma vez que em 12 de julho passado Alejandro Peña Esclusa foi detido", reza a missiva que Lacalle apresentou ante os colegas do Senado.

Lacalle afirma que deseja "somar sua voz à de muitos outros atores sociais e políticos que desde distintos âmbitos denunciam o fato e reclamam adoção, por parte das autoridades desse país, por razões humanitárias, de urgentes medidas sanitárias que modifiquem a gravíssima situação que padece Peña Esclusa, à qual, se não se vir alterada de forma urgente, transformará seu status de preso-político no de condenado à morte".

No passado mês de maio, 37 parlamentares bolivianos enviaram uma carta ao governo venezuelano exigindo o julgamento de Peña Esclusa em liberdade, a fim de que ele possa receber o tratamento médico que requer.

Alejandro Peña Esclusa foi detido em 12 de julho de 2010 em sua casa pelo SEBIN, acusando-o de terrorismo e de manter relação com Francisco Chávez Abarca, envolvido no golpe de Estado de 11 de abril de 2002. Alejandro está imputado pelos delitos de tráfico de arma de guerra na modalidade de ocultação e associação para delinqüir. Em 27 de janeiro de 2011 realizou-se a audiência onde se ordenou sua passagem a julgamento.

Publicado no jornal El Universal.

Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário: