terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O PT traído: Lula não é de esquerda

por Gerson Faria em 29 de janeiro de 2008

Resumo: Emílio Odebrecht, empreiteiro, com sua sapiência em sociologia e teoria política contemporânea obtida no canteiro de obras, desvenda o enigma da "esfinge" Lula.

© 2008 MidiaSemMascara.org


Estranhos estes tempos. Em 1980, Lula e vários companheiros seus ajuntavam-se, promoviam greves contra o “arrocho salarial”, demissões e tal, experimentando borrachadas da polícia e, vez ou outra, eram presos. Não consta que, no estádio da Vila Euclides, foram feitas loas a empresários. Formaram o sindicato mais temido da classe empresarial. Articularam-se com intelectuais esquerdistas da USP, da PUC, de universidades federais, e todas elas viraram pólos irradiadores do esquerdismo brasileiro.

Desde sempre, nossos intelectuais e políticos de esquerda morrem de amores e vertem lágrimas de jacaré por Allende, Fidel, Che e suas experiências de sucesso. Em 1990, Fidel e Lula articulam o Foro de São Paulo, aliança ocultada de partidos e grupos terroristas e narcotraficantes, para delinear a política da América Latina contra o neoliberalismo.

Sempre amenizaram as penas de seqüestradores, quando não os apoiaram abertamente, de famosos empresários brasileiros, de Abílio Diniz a Washington Olivetto. Nunca apoiaram Israel e, quando Arafat morreu, o PT chorou. Fizeram convênios de troca de informações com o Partido Comunista Chinês e o Partido Socialista Baath Sírio.

Orgulham-se de trafegar muito bem entre as esquerdas européias e trocar experiências entre si. Toneladas de livros e centenas de editoras brasileiras se formaram nessa doutrina. A maioria da elite petista foi presa por participar de ação armada na esquerda revolucionária.

Na campanha de 2002, foram obrigados a baixar o tom para parecerem bons moços. José Dirceu é filmado no documentário “Entreatos”, dizendo ao publicitário Duda Mendonça: “tá muito petista isso, tá muito petista. Precisa reescrever essa fala, tá muito petista...”.

No III Congresso do PT, o socialismo é reafirmado claramente como meta política.

Um de seus ministros e mentores, o famoso Marco Aurélio Garcia, quer porque quer refundar o comunismo. Lula vive com um pé em Cuba e um na Venezuela, pois, se falar bobagem por lá, ao menos a tradução poderá ser readequada.

E eis que, neste domingo, 27 de janeiro de 2008, o empresário Emílio Odebrecht apresenta uma afirmação que nos choca a todos:

“O presidente Lula não tem nada de esquerda, nunca foi de esquerda”.

E mais adiante:

“O empresário muitas vezes pressupõe alguma coisa sem nenhum grau de conhecimento. O sujeito não convive e fica pressupondo. Eu conheço o Lula desde 1992, quando tive o prazer de ser apresentado a ele pelo governador Mário Covas.”

Em ordem direta: Lula não é e nunca foi de esquerda. Ele afirma isso – pois convive com Lula desde 1992 – ao passo que o empresário de modo geral só fica pressupondo seu esquerdismo sem grau de conhecimento algum.

E o que dizer de todos os intelectuais, companheiros de jornada, que desde 1980 convivem com o Lula? O que dizer dos estagiários e bolsistas que deram subsídios intelectuais aos emires sáderes, todos confiantes de que estavam frente a um personagem de futuro na esquerda?

E os coitados dos eleitores de Lula, foram todos enganados? Eu mesmo votei em Lula em 1989; parecia uma boa opção a um adolescente uspiano. Os tempos passaram, o campus se distanciou e fui percebendo o tamanho do monstro em que aquilo se tornava. Hoje, graças a Emílio Odebrecht, fico contente e redimido, pois em 1989 eu não votei em um esquerdista.

Temo pelo futuro político de Lula. Se continuar assim, logo ele terá de cerrar fileiras com os Democratas.

Emílio Odebrecht, empreiteiro, engenheiro politécnico baiano, com sua sapiência em sociologia e teoria política contemporânea, ali, na prática, no canteiro de obras, desvenda o enigma da esfinge que, sem trocadilhos, há tanto nos aflige. Mas logo observo que Heloísa Helena, Chico Alencar, Luciana Genro e Babá já o tinham descoberto. Estranhos estes tempos. Não é por nada, mas creio que os empreiteiros andam se informando no site do PSOL.

Nenhum comentário: