segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Samba do Criolo Doido

Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2008

Samba do Criolo Doido
Adolfo Sachsida

O Pacotão econômico do Presidente Lula mostrou a face do governo: incompetente. Essa única palavra serve para ilustrar a característica marcante desse governo (claro que alguns prefeririam usar a palavra corrupção). O Pacotão reúne o que existe de pior numa sociedade séria: aumento de impostos. Claro que alguns podem argumentar que o governo irá reduzir gastos. DUVIDO. No final de 2008 os gastos do governo federal serão maiores, em termos reais, do que os de 2007. Por definição, se os gastos em 2008 forem superiores aos de 2007, então não terá ocorrido redução de gastos. Aliás, pouca gente acredita que o governo irá mesmo reduzir gastos.

Mas o que mais chama a atenção no Pacotão é a absoluta falta de preparo dos técnicos que o elaboraram. Entre as pessoas minimamente versadas em finanças públicas é fato notório que o aumento do IOF para fins arrecadatórios é inconstitucional. O que faz o governo? Anuncia o aumento do IOF para COMPENSAR perdas com a cpmf. Ou seja, o próprio governo ANUNCIOU a razão que torna tal aumento contra a lei. Esse é o resultado de se aparelhar o Estado com membros do partido. Toda vez que o governo precisa fazer algo acaba esbarrando em sua própria falta de competência. Hoje a grande maioria dos cargos de direção do setor público estão nas mãos de membros do PT (ou de sindicatos) sem qualquer qualificação técnica. Vários dos Ministros de Estado só ocupam tais cargos por causa de sua filiação política. A única coisa que possuem em seu currículo é serem membros do PT ou de algum sindicato. O mesmo ocorre com várias estatais, com o Banco do Brasil, com a CEF, entre outros.

Escrevam o que eu vou dizer agora: se algum dia o PT deixar o poder, o próximo governante terá que exonerar milhares de membros do PT que ocupam cargos comissionados. Assim que isso ocorrer o PT sairá aos berros reclamando que seus filiados estão sendo perseguidos por razões políticas, reclamarão de estarem sofrendo um expurgo. Na verdade não estará ocorrendo expurgo algum, mas um governante sério não pode permitir tantas pessoas sem qualificação exercendo cargos de comando. Essa será uma das heranças que o PT irá deixar: um bando de sindicalistas e pelegos em posições de comando na máquina pública.

Voltando ao Pacotão, perdi um bom tempo tentando entender o que o governo tentava obter com tantas medidas absurdas. Como eu já comentei num post anterior, não há necessidade do governo fazer nada para compensar a perda de arrecadação da CPMF (afinal, a arrecadação de 2008 seria bem perto da de 2007). Até que me deparei com a explicação do Selva Brasilis: aumentar impostos é uma das maneiras mais eficientes de se eliminar o capitalismo. Só pode ser isso.....

A propósito, o malvado Bush está prestes a anunciar um novo corte de impostos. No mundo civilizado aumentar impostos é sinal de incompetência, aqui por alguma razão desconhecida é sinal de responsabilidade.

Postado por Blog do Adolfo às 08:41

Nenhum comentário: