quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

NET x Pizzaria da esquina

Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2008

NET x Pizzaria da esquina
Adolfo Sachsida

Ligo pra NET: 1) uma máquina pergunta meu número de inscrição (ou CPF); 2) teclo meu número; 3) uma máquina me pede para escolher que tipo de atendimento necessito; 4) escolho o atendimento; 5) você é transferido para uma espera que leva de 10 segundos (quando você quer comprar um programa novo) até 10 minutos (geralmente em casos que você precisa de ajuda técnica). Se você der sorte e a ligação não cair, chegará ao passo 6) finalmente aparece alguém para falar com você. Adivinhem, qual é a primeira pergunta que ele lhe faz? Acertou quem disse: informe seu código NET.... para que então eu tive que informar o código NET no começo do processo? 7) Informo que tenho um problema na internet; 8) o atendente pede que eu desligue o modem para realizar alguns testes; 9) desligo o modem e adinhe o que acontece? Meu telefone TAMBÉM sai do ar. Afinal, ele está no mesmo pacote do modem; 10) começo todo o processo novamente; 11) o atendente novamente me pede para que eu desligue o modem; 12) informo a ele que não posso desligar o modem, pois nesse caso nosso ligação telefônica também irá cair; 13) ele me informa que nesse caso não poderá me ajudar e me diz para ligar em outro número; 14) ligo em outro número, agendo uma visita técnica; 15) a NET informa que a visita técnica poderá ocorrer a qualquer horário entre 8:00 da manhã e meio-dia; 16) passo a manhã em casa e o técnico não aparece; 17) ligo novamente para NET, executo todos os passos novamente e agendo nova visita técnica; 18) dessa vez sou informado que o técnico irá em minha residência entre 14:00 e 18:00 horas; 19) finalmente o técnico vai em minha residência e sou atendido.

Ligo pra pizzaria da esquina. A pizzaria da esquina possui bina, identifica minha chamada, acessa seu banco de dados e tem acesso a meu nome e endereço: 1) o atendente pergunta qual meu pedido; 2) faço o pedido; 3) ele pergunta: a) maneira de pagamento e se eu precisarei de troco, e b) se deve entregar a pizza no endereço do cadastro; 4) respondo a pergunta; 5) ele me informa que a pizza chegará entre 20 e 30 minutos. Fim da ligação. Tudo resolvido em menos de 3 minutos.

Por que a NET (tão intensiva em capital e mão-de-obra qualificada) é tão ineficiente enquanto uma pizzaria com pouco capital e mão-de-obra não tão educada é tão eficiente? A resposta é simples: COMPETIÇÃO. Enquanto a NET, pelas características de seu mercado, desfruta de uma posição quase que monopolista, a pizzaria da esquina se defronta com um mercado altamente competitivo. Dificilmente existem mais de 3 companhias de TV a cabo numa cidade. Contudo, na maior parte das cidades existe uma grande quantidade de pizzarias. Se você tiver que esperar mais de 1 minuto no telefone para ser atendido numa pizzaria, você provavelmente irá desligar seu telefone e ligar para outra. No caso da NET não é tão simples assim, pois não existem tantas outras para você ligar.

O parágrafo acima ilustra um ponto importante do capitalismo: ele não funciona bem na ausência de competição. Nesse momento em que o governo federal parece querer DIMINUIR o número de companhias de telecomunicação – com a justificativa de querer criar uma grande e forte companhia nacional para “competir” com as outras internacionais –, só uma coisa me vem a cabeça: será que ninguém no governo nunca teve que ligar para a NET? Não importa o tamanho, ou a intensividade em tecnologia, da companhia. Se uma empresa não enfrentar competição ela será ineficiente, e será tanto mais ineficiente quanto menos competição houver.

Postado por Blog do Adolfo às 05:46

Nenhum comentário: