terça-feira, 19 de agosto de 2008

A Petrobras não é mais intocável!!!!

19.8.08

A Petrobras não é mais intocável!!!!

Alerta Brasil

Seguem alguns trechos do artigo de Jarbas Passarinho que merece ser lido na íntegra, aqui:

"No auge do movimento social O Petróleo é Nosso se entrechocavam os que queriam monopólio da exploração e os que preferiam a participação do capital estrangeiro associado ao nacional."

... "Alguns — inclusive o presidente Lula — acham que somando tudo o que, de fato, é fruto de suas pesquisas, a Petrobras ficaria perigosamente muito forte. O presidente Lula traduziu isso num chiste: Fortíssima, amanhã se elegeria primeiro o presidente da Petrobras, que nomearia o presidente da República". Só mesmo nos dias de leitura do Barão de Itararé, do presidente, para tão sutil ironia.

Não lhe faltou, ao presidente, o cacoete demagógico: “O petróleo não é da Petrobras, mas do povo". Parece que estamos na Grécia antiga, em que Aristides, símbolo da honestidade política, foi desterrado, e Cleón, protótipo do populismo, seduziu o povo."

..."A explicação mais verossímil para a criação da nova estatal é ideológica: o estatismo. A Petrobras, embora coordenadora do controle acionário, ajudou, à custa de lesão ao seu patrimônio, Evo Morales. Não basta. É melhor seguir a receita de Chávez, a “pretinha", o bônus de petróleo, para os pobres. Aqui ela seria maior."

Postado por Gusta às 8:51 AM

Nenhum comentário: