segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Escândalo envolve juíz do caso Penã Esclusa

Mídia Sem Máscara

UnoAmérica | 21 Novembro 2010
Notícias Faltantes - Foro de São Paulo

Os que participam deste tipo de montagens são premiados pelo governo, ascendendo-os a cargos mais altos.

Bogotá, 19 de novembro - O juiz Luis Cabrera, que ordenou a detenção ilegal do Presidente deUnoAmérica, Alejandro Peña Esclusa, participou de uma montagem para encarcerar gente inocente. Assim o revelou Alexis Peñuela, testemunha-chave no badalado caso Anderson, em declarações difundidas ontem à noite por Globovisión.
Peñuela assegurou que - pouco antes de se iniciar o julgamento sobre o assassinato do procurador Danilo Anderson - o juiz Cabrear o abordou em uma sala contígua ao tribunal e lhe exigiu que mentisse, para culpar do assassinato um homem inocente, Otoniel Guevara.

Peñuela também confessou que o ex-Procurador Geral, Isaías Rodríguez, lhe ofereceu 500 milhões de bolívares para que prestasse falso testemunho contra Otoniel, Rolando e Juan Guevara, os quais encontram-se atualmente presos.
As declarações de Peñuela suscitaram um escândalo maiúsculo na Venezuela, porque põem a descoberto uma trama oficial para perseguir e encarcerar gente inocente, só por ser opositores ao governo. A utilização de falsas testemunhas, como Giovanni Vásquez, Francisco Chávez Abarca e o próprio Alexis Peñuela, é um modus operandi do regime venezuelano para inculpar ilegalmente seus adversários.

Os que participam deste tipo de montagens são premiados pelo governo, ascendendo-os a cargos mais altos. Tanto Isaías Rodríguez - atualmente embaixador da Venezuela na Espanha - como o juiz Cabrera, foram postulados como magistrados para integrar o Tribunal Supremo de Justiça.

Esta revelação vem acrescentar uma nova irregularidade no caso Peña Esclusa, posto que sua defesa interpôs recentemente duas solicitações de nulidade: a primeira, porque o processo foi designado "a dedo", contrariando a lei, para que tocasse ao juiz Cabrera, e a segunda, porque cinco funcionários não contavam com autorização judicial para participar da invasão à residência de Peña Esclusa.

Presume-se que estes cinco funcionários foram os que plantaram a falsa evidência no escritório da filha menor de Peña Esclusa, a qual foi usada pelo juiz Cabreara para ordenar o encarceramento ilegal do Presidente de UnoAmérica.

Os delegados internacionais, que começaram a chegar hoje a esta cidade para participar do II Encontro de UnoAmérica, expressaram seu profundo mal-estar por esta montagem grosseira contra seu presidente.


Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário: