sábado, 20 de novembro de 2010

PT tentará fazer reforma política

Mídia Sem Máscara

Dissolver o Senado e estatizar totalmente o processo eleitoral. Dois absurdos que são prioridade no que o PT chama de "reforma política". Nivaldo Cordeiro dá seu parecer a respeito em mais um vídeo.


O PT quer e tentará fazer a reforma política no primeiro ano de mandato de Dilma Rousseff. A agremiação almeja dois pontos que são essenciais para seu projeto de transformação revolucionária: acabar com o Senado, instituindo o sistema unicameral e o financiamento público de campanha.

O sistema unicameral eliminará o único elo de poder federal que o PT de fato não controla. Hoje está com o PMDB, que por ele faz do governo Dilma refém de seus apetites e acaba por impedir os "avanços" constitucionais.

O financiamento público de campanha estatiza de vez o processo eleitoral, retirando qualquer influência da iniciativa privada na escolha dos nomes do partidos políticos. É nisso em que consiste a oposição do PMDB ao PT.

Aqui os peemedebistas não podem ceder de forma alguma, sob pena de perder instantaneamente o poder. Meu prognóstico é que o PT será derrotado no seu intento. A única maneira de o PT monopolizar o poder será pela força e esta o partido ainda não dispõe.

Nenhum comentário: