segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A vitória de Dilma

Mídia Sem Máscara

Nivaldo Cordeiro comenta em vídeo a vitória e o evidente despreparo de Dilma Rousseff perante as mudanças no cenário internacional, a aliança espúria entre petistas e as velhas raposas do patrimonialismo, a força da oposição e a tibieza de José Serra.

A vitória da Dilma foi pela metade, seja porque quase metade do País lhe negou voto, seja porque a sua base maior de apoio é o PMDB, este sim, o grande vitorioso. O PT terá que governar com os patrimonialistas de sempre. E agora terá sobre si a vigilância dos conservadores, que não permitirão abusos constitucionais sem reação expedita. José Serra será talvez o maior responsável pela sua própria derrota. Nunca o vi acreditar de fato que seria o eleito. Nunca se portou como um lutador em combate terminal. Nunca atacou a adversária com as armas mais mortais de que dispunha. Nesse sentido, mereceu perder.

Ao invés de puxar o eleitorado, foi por ele empurrado, uma situação estranha. De qualquer maneira, o jogo político no Brasil está mais equilibrado e o PT tem sobre si a vigilância da opinião pública e o poder dos governadores dos grandes Estados, na oposição.

Nenhum comentário: