quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Jantarzinho de crise

Quinta-feira, Setembro 18, 2008

Alerta Total

Por Jorge Serrão

Em meio ao constrangimento pelo grampo ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, um jantar na terça-feira quebrou o gelo nas relações entre Executivo e Judiciário.

O advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, reuniu em sua casa, em Brasília, o presidente Lula e a cúpula do Judiciário, capitaneada por Gilmar.

O encontro reuniu ministros de Estado, parlamentares e o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza.

Bateram um bolão...

Na versão palaciana vazada para a imprensa amestrada, Lula e Gilmar conversaram principalmente sobre futebol.

Gilmar torce pelo Santos e o Lula, pelo Corinthians.

O clima, segundo presentes, foi de descontração, e evitou-se, pelo menos nas rodinhas mais concorridas, assuntos indelicados, como grampo telefônico.

Defesa dos Homossexuais

Pela primeira vez, de forma clara, o chefão Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a união civil entre homossexuais:

Temos que parar com hipocrisia, porque a gente sabe que existe. Tem homem morando com homem, mulher morando com mulher e muitas vezes vivem bem, de forma extraordinária. Constroem uma vida junto, trabalham juntos e por isso eu sou favorável”.

Lula só se esquivou de dizer se o governo pretende enviar ao Congresso projeto de lei sobre o assunto.

Crítica aos contrários

Lula também criticou os que são contrários à união civil:

Uma coisa que me cala profundamente é porque os políticos que são contra não recusam os votos deles, porque o Estado brasileiro não recusa os imposto de renda que eles pagam? O importante é que sejam cidadãos brasileiros, respeitem a Constituição e cumpram com seu compromisso com a nação. O resto é problema deles e eu sou defensor da união civil”.

Lula deu suas opiniões em entrevista amestrada à TV Brasil - na estréia do programa 3 a 1 -, no qual nossa majestade foi entrevistado por três jornalistas.

Aborto

O chefão Lula também falou sobre o aborto, dando sua versão abortista em cima do muro:

Há 26 anos, tenho uma posição, que é tratar de aborto como questão de saúde pública. Se você perguntar para mim, presidente Lula, o senhor é contra o aborto? Sou contra, minha mulher é contra, mas o Estado tem que dar atendimento”.

Ou seja, Lula é contra, mas também é a favor do aborto.

Companheiros sempre

Provocado a falar de "companheiros antigos" que já deixaram o governo, como José Dirceu e Antonio Palocci, Lula saiu em defesa dos petistas:

Antigos não, companheiros. O fato de eles não estarem no governo, não mexe na minha relação de amizade. Aliás, é uma coisa que prezo. Que carrego para o fim da vida, porque ninguém me obrigou a ter amizade. Amizade é uma coisa que a gente escolhe. A saída dos dois apenas mostrou para a sociedade que ninguém é imprescindível, que ninguém é insubstituível”.

Pelo que declarou o chefão, Palocci e Dirceu continuam mandando como nunca no desgoverno...

Nenhum comentário: