terça-feira, 30 de setembro de 2008

Não é hora para comemorar, petralhas imbecis !!!

30.9.08

Alerta Brasil

Qualquer pessoa bem informada não está comemorando as dificuldades enfrentadas pelos Estados Unidos. Sendo a maior economia do mundo, uma retração no país vai contaminar com certeza as demais partes do globo. Incluindo o Brasil.
A primeira via de contaminação é a fuga de capitais do país. Os estrangeiros, que representam cerca de um terço dos investidores na Bovespa precisam se desfazer de suas posições no Brasil para tentar fazer caixa em suas matrizes – que podem ser bancos ou fundos de investimentos em dificuldades. Há também a natural aversão ao risco. A saída em massa de investidores estrangeiros pressiona o câmbio – e o termômetro é a disparada do dólar.

Dependendo da intensidade da alta, o dólar pode pressionar a inflação por aqui. Ao longo deste ano, a inflação já deu bastante trabalho ao Banco Central, que precisou elevar os juros devido à escalada de preços das commodities no mercado mundial. Agora, o câmbio pode levar a autoridade monetária a manter o aperto para evitar uma nova rodada de reajustes de preços.

Nenhum comentário: