segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Afif questiona acusações contra Peña Esclusa

Mídia Sem Máscara

O vice-governador do estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, emitiu ontem uma declaração onde questiona as acusações do governo venezuelano contra o dirigente político Alejandro Peña Esclusa.

Afif explica que a proximidade da audiência preliminar de Peña Esclusa, que será realizada no próximo dia 27 de janeiro, o obriga a "dar testemunho de sua conduta durante os últimos anos".

O vice-governador acrescenta que "nas diversas oportunidades em que esteve em São Paulo, Peña Esclusa jamais manifestou uma posição que não fosse pacífica e baseada na Constituição venezuelana, e nas normas do direito internacional".

"Surpreendem, portanto, as acusações imputadas a Peña Esclusa, pois não correspondem com a pregação expressada em suas conferências e livros, sempre baseada na mais absoluta legalidade e não-violência", continua dizendo Afif.

O vice-governador pediu ao governo venezuelano que Peña Esclusa "obtenha uma decisão imparcial, com amplo direito à defesa, para que a Justiça prevaleça, com estrita observância aos preceitos da democracia, da liberdade de expressão e da defesa dos direitos humanos".

Em 21 de janeiro passado, nove senadores bolivianos, encabeçados pela Segunda Vice-presidência do Senado e pelo chefe da bancada opositora, enviaram uma carta a Chávez, exigindo a libertação imediata de Peña Esclusa.

Segundo os parlamentares, a detenção de Peña Esclusa é produto de uma montagem política, e acusam o Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (SEBIN) de ter plantado provas falsas no lar do Presidente de UnoAmérica, para assim justificar sua detenção ilegal e para impedir que continue realizando seu trabalho político.

Para ver a declaração do vice-governador, clique aqui.

Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário: