sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O julgamento de Peña Esclusa

Mídia Sem Máscara

Graça Salgueiro | 28 Janeiro 2011
Notícias Faltantes - Foro de São Paulo

É de se esperar que isto não seja mesmo um julgamento comum mas um "tribunal revolucionário" e esta atitude prova, mais uma vez, que na Venezuela vige um regime ditatorial castro-chavista.


Mesmo a defesa tendo solicitado que ele aguardasse o julgamento em liberdade, o juiz do caso, que é membro do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela, o partido de Chávez) não permitiu, certamente pelo seu "alto grau de periculosidade".

E finalmente a audiência foi marcada para hoje. Segundo informações dadas por Indira, esposa de Alejandro através do Facebook, Alejandro acusou o juiz Luís Cabrera de "parcialidade política contra ele", disse que "o processo está cheio de vícios evidentes" e que "o caso nunca deveria ter avançado até este dia". O juiz suspendeu a audiência e disse que não sabia ainda se saía do julgamento como juiz do caso ou se escolhia outro e que retornariam às 15h00.

Este retorno só aconteceu muito depois da hora marcada. A defesa de Alejandro foi contundente, derrubando todos os argumentos da promotoria. Entretanto, o juiz Cabrera declarou "sem lugar" a recusa feita por Alejandro. A audiência continuou e finalmente às 18h00 o juiz anunciou que só vai dar seu veredicto amanhã (28), à 13h00.

Indira e os amigos de Alejandro na Venezuela, e as organizações que ele preside (Fuerza Solidaria e UnoAmérica) estão convocando toda a sociedade e organizações de direitos humanos a fazer uma concentração em frente às portas do Palácio da Justiça a partir de 13h00, onde será feita uma coletiva de imprensa e se aguardará a sentença do juiz.

Quero salientar aqui que, quando li a mensagem de Indira no Facebook, compreendi (embora ela não tenha dito explicitamente) que só soube do que ocorreu na audiência depois do recesso, informações certamente dadas pelo advogado de Alejandro, o que significa que esta audiência está ocorrendo de portas fechadas, como sempre ocorreu nos julgamentos de Cuba. Com os cubanos mandando em tudo ali, é de se esperar que isto não seja mesmo um julgamento comum mas um "tribunal revolucionário" e esta atitude prova, mais uma vez, que na Venezuela vige um regime ditatorial castro-chavista.

É evidente que não podemos estar de corpo presente nas manifestações que vão ocorrer lá amanhã, mas nada nos impede de estarmos unidos em oração, para que o Espírito Santo, que é o "Espírito de Verdade", ilumine a consciência deste juiz porque "Deus tudo pode em quem Nele crê". E eu creio que mesmo que este juiz seja chavista, ele entende de Leis e vai perceber a quantidade de aberrações e crimes cometidos nesta prisão arbitrária e ilegal. É isto que eu peço a Deus com muita fé: que no momento de ditar a sentença este lado prevaleça e o juiz decrete sua inocência, da qual nunca duvidei, desde o momento em que tomei conhecimento do fato.

Peço aos caríssimos leitores que ainda não assinaram a petição, ou que disseram-me via e-mail que gostariam de pôr seu nome, que não deixem de assiná-la clicando neste link: http://www.ipetitions.com/petition/esclusa/

Amanhã estarei alerta ao resultado e, com certeza, o Notalatina vai divulgar. Fiquem com Deus e até a próxima!

Nenhum comentário: