sábado, 12 de setembro de 2009

Stalinácio minimiza poder dos brigadeiros da FAB e adverte que só ele mesmo decide sobre compra dos caças

Sábado, 12 de Setembro de 2009

Alerta Total



Por Jorge Serrão

O chefão-em-comando Stalinácio obrou no quepe do Alto Comando da Aeronáutica. Lula deixou claro ontem que só a ele mesmo caberá a decisão “política e estratégica” de definir o vendedor dos 36 caças para a Força Aérea Brasileira. O presidente voltou a insistir que a vantagem, no atual estágio, é dos franceses – para bronca dos concorrentes norte-americanos e suecos. Lula ainda teatralizou que nenhuma decisão foi tomada ainda no bilionário negócio – que renderá milionárias comissões de venda.

Discursando em Ipojuca, Pernambuco, Lula praticamente aniquilou com o trabalho da comissão da FAB que analisa qual caça é mais interessante ao Brasil, sob os pontos de vista operacional e econômico principalmente em relação à transferência de tecnologia. Lula deixou claro: “A FAB tem o conhecimento tecnológico para fazer a avaliação. A decisão é política e estratégica, e essa é do Presidente da República, e de mais ninguém”. Implicitamente, só faltou o francófilo Lula declamar, como se fora Luís XIV, o famoso Rei Sol: "L'État c'est moi".

Lula justificou sua postura em favor dos caças Rafale, fabricados pela Dassault, citando o famoso marido do avião Carla Bruni: “O Sarkosy foi o único presidente que disse textualmente para mim que quer não só transferir tecnologia, mas fazer o avião aqui, e que o Brasil tem disponibilidade de vender o que for produzido para a América Latina. Esta é a única coisa concreta que existe. Agora, que, quiser ofertar mais, que oferte”.

Lula demonstrou evidente irritação com o assunto e abusou da grosseria e da ironia: “Estamos na fase dos palpites. Quem quiser dar palpites que dê, mas vai ter um dia que a criança vai ter que nascer”. No melhor estilo Stalinácio, reafirmou seu poder: “Temos muito tempo para decidir, porque não tenho obrigação de decidir amanhã, depois de amanhã, no ano que vem. Eu decido quando quiser”.

Conclusão: O Luís 14 deve estar morrendo de inveja do Luiz 13 do Foro de São Paulo.

Leia o artigo de Arlindo Montenegro: A ficção e a fantasia substituem a realidade

Quem caça quer casa

Os lobistas da Dassault teriam o dever moral de dar de presente para o nosso chefão-em-comando, no mínimo, um palacete nos arredores de Paris, em reconhecimento ao belíssimo trabalho de relações públicas por ele desempenhado.

As manifestações de Lula em favor dos caças franceses valem mais que míseros milhões de dólares ou euros que serão pagos, legalmente, em comissões pela venda dos aviões ou pelas facilidades de se instalar uma fábrica para eles no Brasil.

Aos brigadeiros da FAB só resta esperar pela decisão final do majestoso Lula. E PT saudações...


Alerta Total de Jorge Serrão

Nenhum comentário: