domingo, 28 de dezembro de 2008

Israel deve proteger seus cidadãos...

Domingo, 28 de Dezembro de 2008

Blog do Clausewitz

Razões do conflito para Israel e Hamas

"O bombardeio de Israel contra Gaza vinha sendo esperado havia dias. Entretanto, a ação militar que matou mais de 200 neste sábado não deixou de surpreender os palestinos. As forças militares se aproveitaram das condições climáticas favoráveis, que deverão se manter por três dias, para executar o plano de destruição de 40 quartéis policiais e outros alvos – incluindo lideranças do Hamas, o grupo radical islâmico que controla o território independente da força da Autoridade Palestina, agora concentrada na Cisjordânia nas mãos do presidente Mahmoud Abbas.

As primeiras ações coordenadas deste sábado – foram mais de 30 bombardeios – foram uma verdadeira blitz. Ocorreram em cerca de três minutos.

Trégua forçada - As autoridades israelenses defenderam que a ação era necessária para forçar a interrupção dos ataques de foguete, a partir de Gaza, contra as cidades do sul de Israel. As agressões vinham se intensificando nas últimas seis semanas e levaram ao fim da trégua entre as partes, que já durava seis meses.

Israel calcula agora que o número de ataques de foguete em direção a seu território deve aumentar. Também pode crescer o número de ações suicidas. O Hamas já conclamou seus seguidores a iniciar uma nova Intifada contra os israelenses. Clique aqui para ler mais.

Os israelenses, porém, se dizem preparados para suportar a pressão e, ao contrário, forçar o inimigo a um novo cessar-fogo. "Se os palestinos retaliarem, nossa reação será mais forte e o número de vítimas em Gaza crescerá", garantiu uma alta fonte militar ouvida pelo site da revista americana Time.

Política doméstica - Há, porém, outras razões para Israel e o Hamas intensificarem as hostilidades de lado a lado: política doméstica. Visto como vítima do presente ataque, o Hamas já ganha a simpatia dos árabes ao redor. Prova disso, foram as manifestações de apoio que se viram neste sábado em locais como Cairo (Egito) e Amã (Jordânia), além da Turquia. O grupo tenta, assim, sufocar, em Gaza, qualquer simpatia pelo presidente Abbas.

O governo de Israel, por seu lado, enfrentará uma eleição em breve. Nela, a chanceler Tzipi Livni que sagrar-se primeira-ministra. Terá, porém, de enfrentar o ex-premiê Benjamin Netanyahu – um conhecido linha-dura com os palestinos. Nunca é demais ao governo de plantão mostrar pulso firme ao eleitor.

E a mão forte do governo de Tel Aviv pode ter colhidos os primeiros frutos, os futuros votos. Até mesmo o escritor israelense Amos Oz, um notório pacifista, colocou-se ao lado dos caçasJustificar bombardeiros. Para ele, "o sofrimento dos civis israelenses que vivem nas proximidades de Gaza não pode mais continuar", disse o escritor, segundo o site do jornal francês Le Monde. "Israel deve proteger seus cidadãos."

Fonte: Veja

Um único comentário meu:

► Como vemos na reportagem acima, Israel vive cercado por grupos terroristas e com eles tem que conviver de maneira bélica e de forma a proteger seus cidadãos... o território que foi arbitrado pela ONU há 60 anos, como sendo o da nação israelense, colocou o povo judeu no meio da hostilidade que o radicalismo cultural primitivo do povo árabe sempre demonstrou ao mundo civilizado e agora, mais do que nunca, assistimos o cerco se fechar... minha solidariedade total para com as autoridades israelenses que deixaram bem claro para todo o mundo que a sobrevivência de seus indivíduos e de sua cultura está acima de qualquer leviandade socialóide que possa vir em defesa do terrorismo islâmico... infelizmente o equilíbrio daquela região, com a sombra do ditador iraniano obscurecendo as pueris possibilidades de paz, só será possível com o extermínio da capacidade de lutar do inimigo ensandecido... avante, Israel!!!!

Clausewitz

Nenhum comentário: