quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Lula lança piada do século ao prometer que Brasil será potência militar com tecnologia transferida pela França

Quarta-feira, Dezembro 24, 2008

Alerta Total

Por Jorge Serrão

Papai Noel deve assumir o Ministério da Defesa no próximo governo do presidente Celso Daniel, que vai renascer para cobrar justiça e vingança da covardia que fizeram com ele. Acreditar nessa possibilidade é mais fácil que acreditar que a França vai transferir tecnologia de equipamentos militares ao Brasil. Tal “transferência” foi a piada do século produzida ontem pela suposta “parceria privilegiada” entre Brasil e França na área de defesa, em dois acordos que envolvem 8,3 bilhões de Euros.

Na megalomania de fim de ano, o chefão Lula da Silva até apontou sua intenção de fazer do Brasil “uma potência militar”. A piada foi tão boa que só os poucos “militares melancia” (verde-oliva por fora, e vermelhos por dentro) vão acreditar nela e bater continência para o comandante Papai Noel. Curioso foi ouvir de Lula - que até agora só sucateou as Forças Armadas e que deixou sua base governista cortar mais verbas do orçamento militar para 2009 – afirmar que a capacidade militar é condição "inexorável" para que um País seja "respeitado no mundo inteiro".

Ao lado do presidente da França, Nicolas Sarkozy, Lula alegou Brasil optou pela firma dos acordos militares com a França porque o país europeu "não só ofereceu os equipamentos em venda, mas também se comprometeu a construí-los no país e a transferir a tecnologia". O francês foi no embalo da lorota: “Se a França aceita transferir a tecnologia militar é porque estamos conscientes de que o Brasil tem um grande potencial para promover a paz e a segurança, assim como tem um grande potencial econômico e político”.

Lula afirmou que o acordo com a França representa uma ruptura, que reflete o status do Brasil como potência emergente. Os dois presidentes também indicaram que a cooperação militar poderá ser estendida para modernizar o Exército brasileiro, o desenvolvimento de um veículo terrestre sem piloto, a digitalização dos campos de operações e o desenvolvimento de uma rede de vigilância territorial.

No ápice da fantasia, Lula declarou que o acordo franco-brasileiro “vai ajudar a tomar conta melhor da Amazônia, vai fazer com que o Brasil possa tomar conta do nosso petróleo”. Nicolas Sarkozy se comprometeu a ser o porta-voz da entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU.

Alerta Total de Jorge Serrão

Nenhum comentário: