domingo, 21 de dezembro de 2008

Índia faz teste bem sucedido com míssil supersônico

Domingo, 21 de Dezembro de 2008

Direto ao ponto X

A Índia testou com sucesso um míssil supersônico disparado de um navio em movimento pela primeira vez nesta quinta-feira, num exercício que autoridades disseram ter sido um grande impulso para as capacidades de defesa do país do sul asiático.

O lançamento acontece depois dos ataques de militantes armados à cidade de Mumbai, que causou um aumento na tensão entre os vizinhos Índia e Paquistão, que já travaram três guerras no passado e possuem armas nuclear.

Autoridades de defesa da Índia disseram que o lançamento estava planejado bem antes dos ataques a Mumbai, que o país afirma terem sido feitos por militantes islâmicos que operavam no Paquistão.

O míssil Brahmos, batizado pela junção dos nomes dos rios indiano Brahmaputra e do russo Moscou, pode viajar a uma velocidade 2,8 vezes maior que a velocidade do som, com um alcance de 290 quilômetros, de acordo com a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO).

"O lançamento feito de uma plataforma em movimento na Baía de Bengala foi bem sucedido e estamos muito felizes, pois isso significa muito", disse a autoridade da DRDO Suranjan Pal à Reuters, acrescentando que o lançamento precisou de meses de planejamento.

A Índia, que tem a quarta maior força militar do planeta, planeja instalar o míssil em diversos navios, afirmou a DRDO em nota.

Fonte: Portal G1


Direto ao ponto X - Opinião


É mais do que sabido que a soberania de um país se completa quando este possui meios de se defender perante ameaças externas que podem colocar em xeque-mate as decisões de um governo. O governo indiano desde muito tempo sabe disso e para tanto faz investimentos nos setores de defesa nacional, pois por lá se tem a consciência que a segurança nacional é assunto sério, ao contrário daqui, onde as nossas forças armadas estão com equipamentos obsoletos e tecnologias de defesa inapropriados para garantir a segurança efetiva das nossas fronteiras e interesses, está mais do que na hora das nossas autoridades acordarem , pois o nosso país necessita urgentemente de uma estrutura de defesa compatível.

Nenhum comentário: