terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Lula e a Raposa

Terça-feira, Dezembro 16, 2008

Rapidinhas Políticas

Alerta Total

Por Jorge Serrão

O chefão Lula da Silva demonstrou publicamente sua frustração pelo adiamento da decisão final sobre a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na semana passada, oito dos onze ministros do Supremo se manifestaram favoravelmente à tese, mas um pedido de vistas do ministro Marco Aurélio Mello prorrogou a decisão final sobre o assunto.

Explicando o problema à platéia, formada por representantes de índios, prostitutas, negros e deficientes, entre outros, o presidente não escondeu a frustração:

Até que o processo foi parar na Justiça. E quando chega na Justiça, nós estávamos com 8 a 0, demarcando a terra em área contínua, e, de repente, um ministro pede vista e temos apenas que aguardar que haja um resultado final, apesar de 8 a 0 já ter definido praticamente a maioria absoluta na Suprema Corte em favor daquilo que estava no projeto original”.

Reclamação

O presidente reclamou que, às vezes, não é suficiente ter vontade política para que um assunto seja resolvido.

Lula lembrou que em 2004 fez a demarcação, mas o que ele chamou de "pacote" acabou não sendo implementado "porque havia muita contradição e muita resistência".

Se quiséssemos pegar um exemplo de que as coisas, às vezes, não dependem apenas de vontade política (...) vamos pegar o caso da Raposa Serra do Sol, que é um caso emblemático Logo em 2004 nós propusemos um acordo, era praticamente um pacote, que atendia não apenas os índios da Raposa Serra do Sol, como outras pessoas no Brasil que defendiam a demarcação em área contínua na Raposa”.

Alerta Total de Jorge Serrão

Nenhum comentário: