sábado, 5 de dezembro de 2009

Judeus, cristãos e outros vão usar roupas diferentes no Irã.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Blog do David Bor

O Parlamento iraniano aprovou uma lei que obrigaria judeus e cristãos a usar um distintivo colorido para identificá-los como não muçulmanos, revivendo, assim, uma prática secular que remonta aos tempos do califa Haroun Al-Raschid que foi o idealizador da famigerada estrela amarela que foi copiada no século XX pelos nazistas.Em Los Angeles, o rabino Marvin Hier, do Centro Simon Wiesenthal, disse que a atitude do Irã lembra o Holocausto, enquanto grupos de direitos humanos estão alertando autoridades para o fato.
Imigrantes iranianos que vivem no Canada confirmaram a notícia e acrescentaram que a lei estabelece, ainda, um código de vestimenta que igualará as roupas dentro de um parâmetro islâmico. Alei, contudo, ainda terá de ser aprovada pelo Supremo Guia, Ali Khamenei, e prevê também uma insígnia que será usada pelos não muçulmanos, os chamados dhimmis.
Vivem no Irã cerca de 25 mil judeus que teriam de usar, assim, uma faixa de pano amarela na frente de suas roupas, enquanto os cristãos usariam uma insígnia vermelha e os zoroastrianos usariam roupa azul.
O rabino Hier disse que "não há razão alguma para acreditar que tal lei não passe, a não ser que a comunidade internacional pressione muito".
Uma das consequências da lei seria a identificação imediata do não muçulmano evitando-se o contato com tal pessoa, criando-se, assim, párias e a óbvia exclusão social.
A notícia foi colhida do http://www.canada.com
Pois é, e como fica a diplomacia brasileira? Mais uma pro governo Lula...
Num país de imensa maioria católica como o nosso, o povo precisaria saber que o presidente apoia um governo, um presidente, que discrimina e persegue cristãos (para não falar de judeus e outros) e vai obrigá-los a vestir roupas que os identificam para que fiquem à margem da sociedade tal e qual leprosos na Antiguidade.

Postado por David às 10:20

Nenhum comentário: