quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Baixa de Danilo, mais um golpe tático imposto às FARC

Mídia Sem Máscara

Cel. Luis Alberto Villamarín Pulido | 22 Dezembro 2009
Notícias Faltantes - Foro de São Paulo

A situação tática e estratégica apresenta uma enorme possibilidade de guerra psicológica a favor do Estado colombiano.

A surpreendente operação combinada de unidades de superfície da Polícia Nacional com apoio de fogo aerotático da Força Aérea contra uma guarida da nona quadrilha das FARC em San Roque, Antioquia, a qual lançou como resultado a baixa em combate de dez terroristas, dentre eles "Danilo", cabeça do bando, soma-se como outro golpe tático de conotações estratégicas, à seqüência de ações transcendentais da Força Pública contra as estruturas terroristas das FARC.

Ao comparar o relativo poder de combate das forças em contenda, fica claro que as baixas e capturas dos cabeças, iniciados com a certeira operação contra Martín Caballero até dezembro de 2009, produzem um balanço muito favorável para a Colômbia e o governo nacional, e indicam que a retirada estratégica das FARC, ordenada pelo Secretariado desde muito antes do Plano Renascer, minguou o espírito e a capacidade combativa dos terroristas, gerou deserções e permitiu que a Colômbia manobre a iniciativa operacional contra seu inimigo interno.

Soma-se ao que foi dito acima, o oportuno uso e a vantagem que a Polícia Nacional tirou para bem da ofensiva institucional, já que em boa parte o acesso à cadeia de custódia dos computadores apreendidos pela Força Pública dos cabeças das FARC, foi a fonte primária para coordenar e lançar novas e exitosas operações contra as estruturas armadas das FARC e, em particular, contra os cabeças que por anos assolaram regiões e pareciam imbatíveis.

Com mais de 20 anos de militância terrorista, Danilo era o terror do campesinato no sul oriental e parte do norte oriental antioquenhos. Desde sua já distante participação no assalto e destruição de parte da planta cimenteira de Rio Claro em Puerto Nare em 1987, até a data de seu falecimento, Danilo era o mesmo terrorista que chegou no começo dos anos oitenta a San Rafael, Antioquia, acompanhado pelo negro Filemón do Partido Comunista, junto com Caicedo, Olimpo, Camilo, Joaquín e "os vallunos" [1], com a finalidade de organizar as milícias bolivarianas, as lojas comunitárias e os projetos agrícolas comunistas com os mineiros do rio Nare; até a semana passada, foi o terror dos habitantes dessa região.

Fora dos prontuários que as autoridades tinham contra ele, Danilo acumulava assaltos a mão armada na rodovia Medellín-Bogotá; recrutamento de menores; assalto aos municípios de Granada, Cocorná, San Luis e San Carlos; assassinatos de lavradores em El Peñol, Caracolicito, San Roque, San Rafael e San Carlos; extorsões na mesma zona; seqüestros de fazendeiros; tráfico de estupefacientes; instalação de blitz ilegais; desterro de camponeses; assassinatos de soldados e policiais; furto de armas e uniformes de uso privativo das Forças Militares; atos terroristas nas hidrelétricas de Jaguas e Punchiná; derrubada de torres de energia, etc.

Danilo era um delinqüente-chave para a projeção estratégica das FARC no sul oriental antioquenho, e por suas condições delitivas era um terrorista com projeção dentro do auto-denominado "Estado-Maior das FARC", inclusive com possibilidades de chegar a pertencer à elite criminosa do Secretariado. Por razões óbvias, com muito hermetismo as FARC guardaram discreto silêncio a respeito de sua morte, pois é um golpe tático que sacode a espinha dorsal do grupo delitivo e um paradigma para convidar os demais cabeças de frentes a que desertem e entreguem os computadores, os documentos, as armas, os rádios, o material de intendência e as rotas do tráfico de estupefacientes que cada estrutura fariana manipula, pela simples razão de que, se continuar assim, a guerra está perdida para as FARC.

Por outro lado, é a persistente referendação aos demais terroristas que nem são imunes e que, além disso, tampouco têm locais seguros nas áreas de ingerência, pois além do óbvio cansaço da população civil com a presença intimidante dos bandidos em suas aldeias, cresce o nível de insatisfação e inquietação dentro das guerrilhas, razão pela qual há deserções, ciúmes dos comandos, desconfianças mútuas, fuzilamentos, delações e recorrente recrutamento de menores de idade, dado que os jovens camponeses com mais maturidade não se deixam enganar.

Frente a essa realidade, os cabeças do Secretariado acudiram a dois estratagemas bem claros. Na frente interna, o aumento da militância urbana e a manipulação da libertação dos seqüestrados, graças à dupla moral dos membros do Partido Comunista Clandestino incrustados nos mal chamados "Colombianos pela Paz".

E no plano internacional, o apadrinhamento e apoio dos governos de Cuba, Nicarágua, Venezuela, Equador, Bolívia, Paraguai, Argentina, Irã e Brasil, em uníssono com os cantos de sereia do Movimento Continental Bolivariano.

A situação tática e estratégica apresenta uma enorme possibilidade de guerra psicológica a favor do Estado colombiano. Este é o momento exato para as Forças Militares e da Polícia desatarem em toda a Colômbia uma intensa campanha de propaganda com volantes, emissões de rádio, televisão, internet e comunicação cara a cara com camponeses, estudantes, presidentes de ação comunal, líderes religiosos, etc., para convidar os terroristas a que se desmobilizem sob pena de correr a mesma sorte de Danilo e seus guarda-costas.

Este trabalho não pode ser isolado. Deve ser excessivo com a publicação de textos impressos, com testemunhos de ex-guerrilheiros desmobilizados, de camponeses que residem em zonas liberadas do flagelo terrorista, com fotos, com charges, etc.

E ao mesmo tempo, que os cônsules, embaixadores e demais plenipotenciários cumpram com o dever patriótico de defender a Colômbia. Que saiam da comodidade de seus gabinetes e horários burocráticos, que sem começar a pedir diárias e saídas especiais, estruturem conferências e reúnam material de vídeo, áudio e impresso, traduzido a outros idiomas, para que possam ir a universidades, centros de estudo político, ONG's, parlamentos, chancelarias, etc., para mostrar a realidade do que é o narco-terrorismo e quais são os alcances e capacidades da Força Pública na luta contra este flagelo.

Senhor Presidente Uribe, senhor Ministro da Defesa, senhores generais, a oportunidade estratégica está dada para desvertebrar por completo os remanescentes armados das FARC. Lembrem que quando o M-19 se rendeu estava quase nas mesmas condições das FARC, com muito pouca capacidade de resposta militar à pressão militar, porém com vários terroristas incrustados em organismos-chave que lhes permitiam publicidade midiática e manipulação política.

Lembrem, também, que pela falta de patriotismo e a dupla moral do extinto ex-presidente Alfonso López o ELN ressurgiu das cinzas em Anorí. Do mesmo modo que sucedeu quando o condescendente presidente Andrés Pastrana autorizou helicópteros para tirar os terroristas do cerco tático dirigido pelo general Canal na Terceira Brigada. A história militar e a experiência operacional ensinam que a exploração do êxito é a parte mais contundente da guerra pois, do contrário, como dizia Shaka Zulu: "O inimigo salta pelas costas e lhe morde a nuca".

Não esqueçam que a guerra psicológica é a vitória da mente sobre a espada, e que o objetivo final da guerra é desarticular por completo a capacidade bélica do adversário.

Sem baixar a pressão militar que, pelo contrario, deve aumentar nesta etapa crucial, uma forte dose de ação psicológica sustentada e estruturada como campanha integral, pode contribuir para o desbaratamento final, para o golpe de misericórdia que a Colômbia tanto espera, para que não haja mais curingas de "Colombianos pela paz" brincando com a dor das vitimas do seqüestro e de seus familiares. E como segunda medida, para que os governantes comunistas da vizinhança aterrissem e se dêem conta de que, nem a Colômbia vai se integrar ao embuste escravagista de Fidel Castro e seus peões, nem as FARC poderão ter representatividade política com suas ações terroristas.

[1] Pertencente ou natural do Valle del Cauca, na Colômbia.

* Analista de assuntos estratégicos - www.luisvillamarin.com

Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário: