sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Fé no Greenpeace

Mídia Sem Máscara

Militante - Eu vim porque sou membro do Greenpeace e nós ouvimos que essa conferência é sobre algumas pessoas que negam as mudanças climáticas.
Monckton - Tem havido mudanças climáticas por quatro bilhões de anos, não tem?

Mais um vídeo com o Christopher Monckton entrevistando uma militante do Greenpeace (a do "pensamento positivo") durante a segunda Conferência Internacional do Clima, realizada em Berlim no dia 4 de dezembro. Transcrevo para vocês. Sintam a devoção da moça. Ela se sentiria enganada caso descobrisse que não existe aquecimento global? Ela responde: não.

* * *

Militante - Eu vim porque sou membro do Greenpeace e nós ouvimos que essa conferência é sobre algumas pessoas que negam as mudanças climáticas.

Monckton - Tem havido mudanças climáticas por quatro bilhões de anos, não tem?

Militante - É você quem diz, eu sou jovem.

Nos últimos 80 anos, a mudança climática acelerou e agora temos um grande problema.

Monckton - A ONU, em seus cálculos, mostra que nos últimos 20 anos nós não podemos ter provocado efeito algum no clima. Você está dizendo que nos últimos 20 anos nós subitamente fizemos algo que realmente mudou o clima?

Militante - Bem, se você olhar as geleiras, se você olhar os pólos... O clima muda.

Monckton - O Greenpeace é uma organização militante, certo?

Militante - Como assim organização militante?

Monckton - Bem, não é um gabinete meteorológico, é?

Militante - Não, claro que não.

Monckton - Por que você acredita em informes, do Greenpeace ou de qualquer outra pessoa, sem examiná-los de fato?

Militante - Porque eu vi isso, eu sou da Noruega, eu vi as geleiras há 20 anos, eram muito maiores do que são agora, eu vejo que a fauna e a flora estão mudando.

Monckton - Se você descobrir que tudo que eu te disse sobre o clima (é verdade) - que temos esfriamento global há nove anos, que recentemente tivemos a menor atividade de furacões dos últimos 30 anos, que praticamente não houve mudança na extensão global do gelo marítimo nos últimos 30 anos -, você pensaria que a organização na qual você acredita te enganou?

Militante: Não.

Monckton - Eu peço a você que não acredite em mim nem em qualquer outra pessoa - mas que faça como você falou agora e verifique por si própria. Quando você o fizer, acho que você vai descobrir que está fazendo campanha por um problema inexistente. Muito obrigado.

Militante - Veremos.

Nenhum comentário: