Mídia Sem Máscara
| 01 Maio 2011
Artigos - Cultura
O FAUSTO é todo estranheza e negação. É todo profanação daquilo que o Ocidente cristão até então havia considerado como verdadeiro e sagrado.
Goethe é o verdadeiro fundador da psicologia analítica, a ponto de ter cunhado suas categorias decisivas. Não ao acaso Carl Jung o louvava sempre em suas manifestações. O FAUSTO é uma obra de análise da psicologia masculina e por isso o feminino terá sempre que ser compreendido como a imagem de mulher vista desde o homem. Aqui quero tecer alguns comentários a uma das passagens memoráveis mais estudadas, e quero crer que menos compreendida, do grande poema alemão. Refiro-me à passagem do Reino das Mães, elo fundamental da trama que levará ao desfecho, que a todos surpreendeu.
Goethe o introduz logo após o carnaval no palácio imperial. O imperador exigiu a presença fatasmagórica de Páris e Helena e, para tal, Mefistófeles, para possibilitar a mágica, fará Fausto descer ao Reino das Mães. O que é este? Muita tinta se escreveu sobre o assunto, mas creio que duas coisas são decisivas para compreender o tema. Primeiro, por "Mães" aqui devemos entender todas as mulheres - o feminino inteiro - em idade fértil, capaz de engravidar. Mães em potência, é a isso que Goethe se refere. Aqui a ambição libidinosa de Fausto é exposta em sua tara profunda, a ponto de se descrever uma cena onanista de rara presença na alta literatura. Mefistófeles dá a Fausto a "chave" que vem a ser precisamente o próprio falo, que cresce nas mãos do personagem. Podemos ler, à altura do verso 6.220, na boca de Mefistófeles:
"Estranho é mesmo. Deusas ignoradas
De vós mortais. Por nós, jamais nomeadas.
Vai, pois, buscá-las nos mais fundos ermos;
É tua culpa dela carecermos"
Fausto pergunta: "Qual é o caminho?". Mefistófeles responde:
"Nenhum! É o Inexplorável,
Que não se explora. É o Inexorável,
Que não se exora. Estás, pois, preparado?
Não há trinco a correr, nenhum cadeado
Em solidões ficas vagueando em vão,
Noção terás do que é o ermo, a solidão?"
A outra é que Helena é a representação maligna desse feminino. Helena é o duplo de Mefistófeles, a representação da serpente primeva. Embutida aqui está a filosofia de Goethe, derivada de várias correntes contrárias à tradição católica, que o poeta não perde oportunidade de desancar. Helena é a própria Vênus, a Estrela da Manhã invocada na cena inaugural, com a louvação ao Microcosmo. Segundo Goethe, as Mães são as verdadeiras criadoras da vida e não o Deus masculino da tradição cristã. Sua estampa é o Pentagrama, tomando o próprio Mal como o elemento dinâmico e criador, como era visto em seitas como a dos maniqueus e dos ofitas. Por isso Goethe escolheu a cena final de "redenção" de Fausto pela ação beatífica de Gretchen, secundada pela Virgem Maria, que de cristã toma de empréstimo apenas o nome.
Por isso Mefistófeles recrimina a humanidade cristã ao proclamar das Mães: "Deusas ignoradas De vós mortais." As Mães precisam apenas daquilo que Fausto chamou de "Essa coisinha", o falo, a chave, para a sua ação criadora. O resto é com elas. Mefistófeles exorta Fausto (altura do verso 6.270), referindo-se à "chave":
"Agora vês de que vale possuí-la?
Marca o lugar exato a sua luz;
Segue-a aos baixos: ela às Mães te conduz."
Ao que Fausto retruca:
"Não viso a enrijecer! Sentir não temo,
É estremecer do homem o bem supremo;
Por alto que lhe cobre o preço o mundo,
Estremecendo, o Imensurável sente o fundo".
E, à frente, ato masturbatório consumado:
"Ao apertá-la sinto força nova,
Peito expandido, sigo à grande prova."
O mais elevado que o masculino pode almejar é à contração sexual de prazer para servir de reprodutor. Os versos são demasiado eloqüentes. O mais fundo a que o homem pode almejar é "um tripé ardente, que no mais fundo estás profundamente". Mefistófeles completa:
"Transformação com formação se alterna,
Do eterno espírito atuação eterna.
Fluem lá visões de todas as criaturas;
Não te vêem. Vêem só espectrais figuras.
Ânimo, ai! O perigo é ingente;
Dirige-te ao tripé diretamente,
Toca-o com a chave".
O estoque de almas do porvir está no fundo do triângulo feminino! O homem para a mulher-Mãe é apenas o reprodutor genérico. "Não te vêem. Vêem apenas espectrais figuras."
O poema vai ficando medonho. Na seqüência, teremos a entrada em cena do Homúnculo, nascido da cabeça do alquimista, aluno do Fausto, seu duplo. Depois o próprio filho de Helena e Fausto, Eufórion. A partenogênese do Homúculo fracassa, bem como a relação absurda do teutônico medieval com a mais bela da Antiguidade. O homem é estéril, só o feminino é que concebe e procria.
O FAUSTO é todo estranheza e negação. É todo profanação daquilo que o Ocidente cristão até então havia considerado como verdadeiro e sagrado. Por isso a obra serve como testemunho desse momento estonteante da história, que é o nascimento da modernidade, assunto para outro texto.
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