sexta-feira, 27 de maio de 2011

Peña Esclusa, o “homem da máscara de ferro”

Mídia Sem Máscara

O caso Peña Esclusa está tomando cada vez mais relevância mundial.

O "homem da máscara de ferro" é um personagem legendário, popularizado pelo escritor Alexandre Dumas. Trata-se de um célebre prisioneiro político, de quem se diz que era irmão mais velho do rei Luis XIV e, portanto, o verdadeiro monarca da França.

Enquanto esteve prisioneiro na Bastilha seu rosto foi coberto com uma máscara, provavelmente feita de veludo, embora a lenda diga que era de ferro. A primeira referência à sua existência foi feita pelo filósofo Voltaire, através de sua obra "O século de Luis XIV". Ao que parece, o "homem da máscara de ferro" ganhou vida mais uma vez, porém não na França do século XVII senão em plena modernidade, na República Bolivariana da Venezuela.

O governo de Hugo Chávez orquestrou um complô para encarcerar seu mais acérrimo adversário, Alejandro Peña Esclusa, a quem tem encarcerado nas masmorras da polícia política, localizadas em uma fortaleza chamada "o Helicoide", tão indestrutível quanto a Bastilha embora muito mais feia.

A "máscara" de Peña Esclusa não é de ferro senão de tinta, porque os meios de comunicação do Estado venezuelano investiram toneladas de tinta em propaganda negra para desprestigiá-lo, a fim de que os venezuelanos não possam conhecer seu verdadeiro rosto.

O aparato de propaganda venezuelano quis apresentar Peña Esclusa como um "terrorista de ultra-direita" que trabalha para a CIA e que está envolvido em várias tentativas de magnicídios, inclusive um contra o Papa João Paulo II. Que máscara de ferro que lhe puseram!

Porém, seu verdadeiro rosto é o de um pai de família, intelectual e escritor prolífico, dirigente político com grande futuro e patriota comprometido não só com seu país, mas com a democracia e as liberdades em toda a América Latina.

Assim como o "homem da máscara de ferro" era o verdadeiro monarca da França, Alejandro Peña Esclusa é o verdadeiro líder moral da Venezuela. Chávez está sentado na cadeira da presidência mas ninguém o quer mais, tal como ocorreu com Luis XIV no final de seu mandato.

Lamentavelmente, Peña Esclusa padece de câncer e está encarcerado há já quase um ano sem receber tratamento algum. Parece que o governo de Hugo Chávez lhe nega deliberadamente a atenção médica para que o câncer continue crescendo, até que a enfermidade torne-se irreversível. Não saberíamos dizer qual dos dois comportamentos é mais cruel e inumano: se o de Luis XIV ou o de Chávez.

Entretanto, me sinto otimista. O caso Peña Esclusa está tomando cada vez mais relevância mundial. As máscaras estão caindo e será impossível Chávez mantê-lo na prisão por muito tempo mais.

Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário: