quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

As trilhas obscuras de uma Bolívia rachada...

Quinta-feira, 4 de Dezembro de 2008

Blog do Clausewitz

Bolívia: presidente do supremo acusa Morales de 'soberba'

"O presidente do Poder Judiciário da Bolívia, Eddy Wálter Fernández, acusou o governo de Evo Morales de assumir uma "atitude soberba e irracional" que provoca "insegurança jurídica e enfraquece a integridade nacional".

Fernández fez as acusações na abertura de uma reunião, nesta terça-feira, na qual as autoridades judiciais discutiram a situação da Justiça no país, afetada pela paralisação do Tribunal Constitucional e do Conselho da Magistratura.

Na reunião, que aconteceu em Trinidad, 720 quilômetros a nordeste de La Paz, foi discutida também a posição do poder judiciário em relação ao projeto de Constituição que vai ser votado em um referendo em janeiro.

Na abertura da reunião, o presidente do Poder Judiciário acusou o governo de ter uma "atitude soberba e irracional", por "encorajar a violência antes do diálogo pacífico para solucionar os graves problemas que afetam o país".

Fernández ressaltou que a reunião, da qual participam cerca de 70 representantes da magistratura, mostrou que o Poder Judiciário permanece unido "apesar da nação caminhar perigosamente por trilhas obscuras".

O magistrado acusou o governo de praticar "abusos do poder político, permanente e sistemática transgressão da ordem constitucional e ingerência nos trabalhos da magistratura".

- A fragilidade de nossas instituições democráticas se faz cada vez mais evidente - afirmou, pleiteando a necessidade de recuperar "o caminhar da legalidade"..."

Fonte: JB

Um único comentário meu:

► Para quem acha bonita essa representação teatral de índio chegar ao poder, as regras passarem a ser ditadas pela massa irreverente e despreparada, leia atentamente a posição da mais alta magistratura boliviana, que deposita toda a responsabilidade pelo caos em que vive a Bolívia, rachada em seus tecidos sociais mais íntimos pelo autocídio institucional cometido por Evo Morales... não fosse o acovardamento da oposição nos últimos episódios que caracterizaram a pressão imposta ao desgoverno federal, nos idos de agosto e setembro, a Bolívia provavelmente já teria se livrado do primeiro infeliz representante do foro de SP que a alta corte daquele país intitula de soberbo e irracional... para quem desconhece, soberba significa sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância... nada que desconheçamos nas dezenas de soberbos petistas envolvidos nos mais de cem casos de ilícitos administrativos e criminais da congestão soberba do irracional Lula...

Nenhum comentário: