Segunda-feira, 1 de Dezembro de 2008
Resistência Militar
LULA TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELO DESASTRE DA TAM: FEZ NOMEAÇOES POLÍTICAS PARA A ANAC
http://www.jornalacordabrasil.com.br/modules/xt_conteudo/index.php?id=213
www.jornalacordabrasil.com.br
edição de 30/11/08 – no ar até 12/12/08
Em 17 de julho de 2007, ocorreu o acidente com o Airbus A320 da TAM no Aeroporto de Congonhas. Deixou 199 mortos. Foi a maior tragédia da história da aviação brasileira.
A Polícia Civil de São Paulo indiciou dez pessoas por atentado à segurança do transporte aéreo. Cada réu está sujeito a ser condenado a até 6 anos de detenção. 199 mortes, no entanto, não podem ser pagas com somente 6 anos de detenção para cada acusado. É desproporcional.
A Anac – Agência Nacional de Aviação Civil foi, também, responsabilizada. Mílton Zuanazzi , seu presidente e Denise Abreu, sua diretora, estão entre os indiciados.
A Anac é uma Agência Reguladora. Tem como finalidade única regular a aviação civil no País. Seus membros devem ser técnicos da área para poderem participar adequadamente da formulação dos regulamentos. Esse requisito não foi cumprido. Especificamente os dois membros indiciados foram nomeados para compor a Agência por critérios políticos e não por critérios técnicos.
A nomeação foi do Presidente da República. Lula portanto tem que ser, também, responsabilizado pelo desastre. Até agora não foi e duvido que seja.
Já é um costume, desde o mensalão, Lula não se achar responsável por nada. De outro lado, não temos a coragem de responsabilizá-lo.
Nomeações políticas para Agências Reguladoras não foram feitas somente na Anac. Em várias outras Agências isso ocorreu. Com essa política o Presidente da República as enfraqueceu. Deu no que deu. Uma Agência que existia para regular o setor acabou contribuindo para um desastre.
O pior é que poucos se dão conta dessas coisas. Somos uma população acomodada que não percebe que tudo que é público não é nem do governo nem dos políticos. É de cada um de nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário