quinta-feira, 2 de julho de 2009

ALBA respalda Ahmadinejad

Mídia Sem Máscara

Os Chefes de Estado e de Governo dos países membros da Alternativa Bolivariana para os Povos da América (ALBA) - Antigua, Venezuela, Dominica, Cuba, San Vicente, Equador, Honduras, Bolívia e Nicarágua -, que se define como "socialista e antiimperialista", em sua VI Reunião Extraordinária de Cúpula, realizada no Estado de Aragua, Venezuela, em 24 de junho de 2009, ratificaram seu compromisso com os princípios inscritos na Declaração Conjunta de 14 de dezembro de 2004, deram respaldo a Ahmadinejad e à revolução islâmica no Irã, posicionando-se contra a "ingerência externa" no país. Condenaram a campanha internacional de desprestígio desatada contra esse "país irmão", em virtude do resultado das eleições de 12 de junho de 2009 que reelegeram o presidente Mahmud Ahmadinejad. Durante a reunião, o presidente Hugo Chávez assinalou a CIA e a mão imperial dos países europeus como responsáveis pelos protestos após as eleições no Irã, denunciando uma fraude inexistente. Segundo Chávez, o mesmo está sendo preparado para as próximas eleições presidenciais na Venezuela ou em qualquer dos países da ALBA. "Conhecemos bastante a realidade iraniana para afirmar que Ahmafinejad ganhou dentro da lei", afirmou Chávez.

A Declaração Final da VI Reunião de Cúpula foi assinada também pelos Primeiros-Ministros da Dominica, San Vicente, Antigua e Barbuda.

Raúl Castro esteve representando por José Ramón Machado Ventura e Manuel Zelaya, de Honduras, pela chanceler Patrícia Rodas.

Nenhum comentário: