quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cidadania Tomando Fumo: Estado do Rio também embarca na lei antifumo, com multas de até R$ 30 mil a infratores

Quarta-feira, 12 de Agosto de 2009

Alerta Total

Por Jorge Serrão

A cidadania só toma fumo mesmo no mundo globalitário. O livre arbítrio e o direito a liberdade individual sofrem mais uma agressão legal no Brasil capimunista. O Estado do Rio de Janeiro também vai embarcar na Lei antifumo – que é politicamente correta, mas que confere ao coercitivo poder estatal o “direito” de punir quem pensa diferente, no melhor estilo dos regimes autoritários. O objetivo de tal lei, além de acuar o cidadão, é gerar polêmicas inúteis, sempre com a ajuda da mídia amestrada, para desviar a atenção da opinião pública para assuntos mais relevantes.

A exemplo da lei antifumo de São Paulo, a Assembleia Legislativa do Rio aprovou ontem a lei que proíbe o fumo em locais públicos total ou parcialmente fechados no estado. O texto, que veta o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbos, deve ser sancionado, sem vetos, pelo governador Sérgio Cabral Filho. A regra pode impor multas de até R$ 30 mil aos proprietários ou responsáveis por estabelecimentos comerciais ou meios de transporte público que não respeitem a campanha anti-fumo.

A lei antifumo do Rio de Janeiro é praticamente igual à que entrou em vigor no sábado passado no Estado de São Paulo, sancionada pelo governador José Serra. A Lei 2.325/2009 é tão radical que veda até fumódormos externos em locais como bares, restaurantes e hotéis. Isso porque a lei atinge “recintos de uso coletivo, total ou parcialmente fechados em qualquer dos seus lados por parede, divisória, teto ou telhado, ainda que provisórios”. Até em varandas de bares ou em estádios de futebol será proibido fumar.

A diferença é que, no Rio, será permitido fumo em tabacarias e em peças de teatro e filmagens. O uso do tabaco também continua permitido em cultos religiosos que o utilizem de forma litúrgica.

Alerta Total de Jorge Serrão

Nenhum comentário: