sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O país que absolve o culpado e pune a vítima mostra a cara na TV

Augusto Nunes

27 de agosto de 2009

Horas antes do começo da sessão do Supremo Tribunal Federal que acaba de inocentar Antonio Palocci, o caseiro desempregado Francenildo Costa continuava pouco animado com a ideia de assistir ao julgamento. Ainda não viu a cor do dinheiro que a Caixa Econômica terá de pagar-lhe pela quebra ilegal do sigilo bancário. Teria de arrumar um terno. E desconfiava de que a coisa iria dar em nada. ”Eles sempre se ajudam”, previu. Esse ceticismo vem sendo alimentado faz dois anos e meio. Desde março de 2006, quando o crime ocorreu, Francenildo colhe sucessivas evidências de que o Brasil já não se limita a absolver pecadores. Também pune inocentes.

Por ter contado que Palocci aparecia com frequência na mansão suspeitíssima que jurou não conhecer, o caseiro da “República de Ribeirão Preto” perdeu o emprego, o sossego, a mulher e a chance de conseguir trabalho fixo em Brasília. O culpado ficou dois meses deprimido com a perda do emprego, mas se elegeu deputado e, com a absolvição, poderá escolher entre a volta ao primeiro escalão e a candidatura ao governo de São Paulo. A depressão se foi faz muito tempo.

Convencido pelo advogado, que também lhe emprestou o terno, chegou ao STF nesta quinta-feira disposto a depor. Os ministros negaram-se a saber o que tem a dizer um brasileiro que nunca foi ouvido em qualquer tribunal. Quando entrou no plenário, ficou intrigado com aquelas capas longas e pretas. Quando a sessão começou, ficou confuso. Nunca ouvira alguém falando juridiquês. Se o advogado não traduzisse o que diziam os doutores, não teria entendido uma vírgula da discurseira.

Caso o intérprete improvisado não tenha censurado especialmente inverossímeis, Francenildo soube que virou réu durante o falatório do advogado José Roberto Batochio. Para salvar a pele do cliente, o doutor voltou a lançar suspeitas sobre o dinheiro que a vítima recebeu do pai. E insinuou que, durante algum tempo, a Polïcia Federal esteve por algum tempo sob o comando de um caseiro de alta periculosidade.

Relator do caso, Gilmar Mendes admitiu que o sigilo foi quebrado e que a conta violada foi repassada a Palocci. Mas não há provas de que o chefe participou ativamente do crime, decidiu o presidente do STF, , balizando o caminho que percorreria ─ e que seria seguido por cinco ministros. Quatro optaram pela sensatez e pela lógica. Se o caseiro não desmentisse o ministro, o estupro não teria ocorrido, certo? Se fossem localizadas irregularidades na conta, Palocci conseguiria desqualificar o testemunho de Francenildo e manter-se no cargo, certo? Gilmar Mendes achou pouco. Quer provas. Quais, não especificou.

Talvez aceitasse encmpar a denúncia se Palocci o mandante e único beneficiário do estupro fosse pessoalmente à agência da CEF, obrigasse o gerente a descobrir bandalheiras na conta e entregasse em mãos a papelada aos jornalistas amigos. Como não fez isso, talvez sobre para presidente da CEF, Jorge Mattoso. Para o caseiro, sobrou de novo. Sempre sobra.

As legendas exibidas na tela informavam que estava em curso, transmitido ao vivo pela TV Senado, o julgamento da ”Pet 3898 - MPF x Antonio Palocci Filho e outros”. Pet de petição, MPF de Ministério Público Federal. O som e as imagens foram muito além do prometido. Foram escancarados, nesta quinta-feira, alguns traços perversos da alma do país: a verborragia, a arrogância, o farisaísmo, a carnavalização da Justiça injusta, erudição farsesca, o cinismo, a desonversa, a esperteza, a miopia malandra. Viu-se a alma e viu-se a cara, em sua sórdida inteireza, do Brasil que absolve os Paloccis e castiga os Francenildos.

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/o-pais-que-absolve-o-culpado-e-pune-a-vitima-mostra-a-cara-na-tv/

Nenhum comentário: