quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Los indomables catrachos!

Mídia Sem Máscara

Durante cinco longos meses os catrachos resistiram inspirados na sua poção mágica e já obtiveram uma importante vitória: a eleição contou com ampla maioria de eleitores que compareceram às urnas, um novo Presidente foi eleito com votação incontestável assim como um novo Congresso e Prefeitos de todas as cidades do País.

Nossa história começa quando a Gália estava totalmente dominada pelos exércitos de César comandados por Caius Bonus. Totalmente? Não, lá pelos lados da Armórica existia uma aldeia, Babaorum, onde um grupo de gauleses comandados por Abracurcix, Astérix e Obélix resistiam bravamente, graças à poção mágica produzida pelo Druida Panoramix.
Goscinny & Uderzo

Nosso Continente encontra-se quase totalmente dominado pelos exércitos ideológicos do Foro de São Paulo. Moluscus Maximus, Hugus Xávicus, Evus Moralius e suas cortes espalham-se pela Iberoamérica como donos incontestáveis, inspirados em Marcus Aurelius Gárcius. Nada lhes resiste. Nada? Bem, lá pelos lados do Istmus existe uma aldeia onde um povo indômito, os catrachos [*], possui uma poção mágica que lhes torna invencíveis. Não é um líquido preparado num caldeirão, mas uma poção de idéias e princípios morais, éticos e jurídicos inventados ao longo dos séculos por poderosos Druidas do pensamento político: o rule of Law, o império das leis. É exatamente esta poção mágica que as hostes do Foro desejam tomar, modificar tornando-a inócua ou, se não for possível, destruir. A resistência dos catrachos se deve a homens que acreditam nesses checks and balances que torna a democracia possível. É um belo presente de aniversário a Astérix, que completou 50 anos em 22 de outubro.

Além de ser um dos países mais pobres das Américas, a história política de Honduras é conturbada. Dela saiu o epíteto 'república das bananas' em função da dominação da American Fruit Company. Na tentativa de encontrar uma política estável promulgou nada menos que 14 Constituições até chegar à atual, a qual, no dizer de Oscar Árias 'é a pior em toda a face da Terra'. É claro que é a pior para um demagogo como Árias e outros notáveis que não querem respeitar a poção mágica que salva Honduras da repetição de ditaduras e do caudilhismo de outrora. Aristóteles já prevenia: '(há uma espécie de democracia) na qual as massas são soberanas, e não a lei, isto ocorre quando os decretos da assembléia popular se sobrepõem às leis. Tal situação é provocada pelos demagogos em cidades governadas democraticamente (...), pois nelas o povo se torna numa espécie de monarca múltiplo, numa unidade composta de muitos, já que os muitos são soberanos não como indivíduos, mas coletivamente. (...) Um povo assim, transformado praticamente num monarca, procura exercer um governo monárquico, impedindo que a lei governe, e se torna despótico, dando ensejo a que os aduladores passem a ser estimados. Eles (devendo) sua ascendência ao fato do povo ser soberano são, por sua vez, soberanos sobre a opinião do povo, já que as massas acreditam neles'. (Política)

Por esta razão os Constituintes optaram por colocar como fórmula pétrea a não-reeleição presidencial e a considerar qualquer tentativa de mudar esta cláusula motivo de deposição do governante do poder. Zelaya pretendia exatamente 'exercer sua soberania (de demagogo adulador) sobre a opinião do povo', convocando uma constituinte para promulgar 'um decreto da assembléia popular que se sobreponha à lei'. Foi deposto legalmente e por isto os valentes catrachos despertaram a ira dos aduladores do Foro de São Paulo, do Obaminável, da União Européia e de todos os que, para atingirem seus desígnios totalitários, precisam uma democracia como a descrita acima por Aristóteles.

Durante cinco longos meses os catrachos resistiram inspirados na sua poção mágica e já obtiveram uma importante vitória: a eleição contou com ampla maioria de eleitores que compareceram às urnas, um novo Presidente foi eleito com votação incontestável assim como um novo Congresso e Prefeitos de todas as cidades do País. Todos juraram continuar bebendo da fonte da poção mágica.

O Congresso Nacional, também inspirado na mesma poção, provavelmente resolverá seguir a lei e reafirmar a decisão de 28 de junho (N. do E: como de fato o fez.). Oxalá o exemplo se espraie pelo Continente!

Nota:

[*] Orgulhoso apelido dos Hondurenhos, assim como cariocas, gaúchos, etc. O termo foi cunhado como elogio pelos nicaragüenses após a vitória do General hondurenho Florencio Xatruch sobre os piratas americanos comandados por William Walker que pretendiam restabelecer a escravidão. 'Los muchachos xatruches', virou catruches e finalmente catrachos.

Nenhum comentário: