quinta-feira, 28 de abril de 2011

Organizações de exilados pedem libertação de Peña Esclusa

Mídia Sem Máscara

RECIVEX | 28 Abril 2011
Notícias Faltantes - Comunismo

Fazemos um chamado aos organismos internacionais que têm como missão a defesa e a luta pelo respeito dos direitos humanos, que tomem nota e peçam que as autoridades venezuelanas respeitem os direitos à saúde e à vida de Alejandro Peña Esclusa.

Resistencia Civil de Venezolanos en el Exterior (RECIVEX), ante a violação dos direitos humanos de Alejandro Peña Esclusa, fixa posição:

1. Como cidadãos venezuelanos que, embora estejamos residenciados no exterior, não nos esquecemos de nossa pátria nem de seus valores. Solicitamos formalmente a libertação do dirigente opositor venezuelano Alejandro Peña Esclusa, não somente porque é inocente das denúncias pelas quais está sendo acusado e continua julgado, mas também pela deterioração de sua saúde devido à recaída de um câncer de próstata, pelo qual havia feito uma intervenção cirúrgica umas poucas semanas antes de sua prisão há já nove meses.

2. Como cidadãos venezuelanos que temos visto a deterioração da saúde de outros presos políticos, tais como Iván Simonovis, Lázaro Forero, María Lourdes Afiuni, Franklin Brito (que morreu em conseqüência de uma prolongada greve de fome), sem que o Ministério Público Geral da República, nem a Defensoria do Povo, organismos estes que se supõe velam pelo respeito aos direitos humanos de todos os venezuelanos tenham intervindo para salvaguardar os direitos desses venezuelanos, solicitamos aos antes citados organismos que cumpram com sua sagrada missão e autorizem a transferência de Alejandro Peña Esclusa a um centro médico, para que seja submetido a nova cirurgia, possa recuperar sua saúde e salvar sua vida.

3. Como cidadãos venezuelanos que vemos como a impunidade se impõe ante a esmagadora quantidade de mortes devidas à violência ocorridas ao longo e ao largo do país, sem que haja investigação, acusação, julgamentos, condenações, nem seu cumprimento, mas que no caso dos presos políticos há sim detenções, prisões e condenações a 10, 20 e até 30 anos de prisão por crimes que nunca foram cometidos, só por servir aos interesse do atual governo venezuelano, fazemos um chamado aos organismos internacionais que têm como missão a defesa e a luta pelo respeito dos direitos humanos, que tomem nota e peçam que as autoridades venezuelanas respeitem os direitos à saúde e à vida de Alejandro Peña Esclusa, e permitam que ele seja transferido a um hospital para que lhe seja praticado o cuidado médico necessário para a recuperação de sua saúde.

4. Como cidadãos venezuelanos que reconhecemos que a solidariedade e a humanidade são princípios que devem predominar, pedimos a nossos compatriotas no solo pátrio que juntem-se à nossa solicitação a favor de Alejandro Peña Esclusa, para que ele seja transferido a um hospital ou clínica a fim de ser tratado por especialistas em câncer e tenha a oportunidade de recuperar sua saúde.

5. Como cidadãos venezuelanos que estamos conscientes da inocência de Alejandro Peña Esclusa, lembramos às autoridades venezuelanas que a injustiça deixa marcas que podem ser letais no organismo das pessoas que, como os presos políticos foram encarcerados, além do mais em condições deploráveis. Uma dessas marcas é o câncer.

Como venezuelanos, pedimos a nossos compatriotas que além de dar mostras evidentes de solidariedade, também elevem aos céus uma oração pela saúde de Alejandro Peña Esclusa.

Resistencia Civil de Venezolanos en el Exterior (RECIVEX).

ORVEX solicita ao ministro El Aissami sua intervenção no caso Peña Esclusa

Miami, 26 de abril de 2011,

MINISTRO DE INTERIOR E JUSTIÇA

Tarek El Aissami

Ministério do Poder Popular para Relações de Interior e Justiça e Entes Adscritos

Avenida Urdaneta, Esquina do Platanal

Edificio Interior e Justiça - Gabinete do Ministro

3º Andar, Caracas - Venezuela

Fax: (58) 212-506-557


Senhor Ministro:

Preocupados pela deterioração da saúde de nosso irmão venezuelano Alejandro Peña Esclusa, que encontra-se recolhido desde há pouco mais de 9 meses nas instalações no SEBIN, localizadas nesse país, sem ainda ter sido julgado, nos dirigimos ao senhor para expor-lhe o seguinte:

Alejandro Peña Esclusa foi objeto de uma intervenção cirúrgica em 11 de junho de 2010, poucos dias antes de ser detido. Entretanto, exames médicos realizados recentemente revelam que o CÂNCER não desapareceu e que, se não for tratado de imediato, poderá fazer METÁSTASE.

O tribunal que segue a causa está inteirado da situação antes exposta desde há mais de um mês, porém não entendemos que até a presente data não ordenaram a transferência à clínica onde deseja ser atendido com caráter de cirurgia de urgência, o qual agrava a situação.

Por tudo o acima exposto, solicitamos sua diligente intervenção em tal caso, para obter o traslado imediato à clínica do médico que trata do Sr. Alejandro Peña Esclusa e ele merece, garantindo-lhe de tal forma os direitos humanos e associados à saúde estabelecidos universalmente.

Agradecidos de antemão pela imediata atenção dispensada a este caso, despede-se,

Respeitosamente,

Elio C. Aponte

Presidente

Zulay Blanco

Coordenadora de Comitê


Tradução: Graça Salgueiro

Nenhum comentário: