domingo, 30 de março de 2008

Intrigas: Dilma promete investigar quem vazou dossiê contra FHC porque suspeita de “fogo amigo petista”

Sábado, Março 29, 2008

Intrigas: Dilma promete investigar quem vazou dossiê contra FHC porque suspeita de “fogo amigo petista”

Edição de Sábado do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com

Adicione nosso blog e podcast a seus favoritos.

Por Jorge Serrão

Ontem era apenas dia 28 de março. Primeiro de Abril é só na terça-feira que vem. Mas a futura presidenta da República, embora negue ser candidata, Dilma Roussef, jurou ontem que o desgoverno não montou um dossiê contra o ex-presidente FHC e Ruth Cardoso. A mãe do PAC(o) alegou apenas que se produziu um “banco de dados” com informações sigilosas sobre as despesas com cartões corporativos e contas tipo B para atender a possíveis pedidos legais. Dilma prometeu que a Casa Civil investigará o vazamento das informações. Temos tudo para acreditar na Dilma, até porque Pai Noel adota, oficialmente, as cores do PT. E o mundo inteiro acredita nele.

E daí que a Folha de São Paulo (FSP – que usa a mesma sigla do Foro de São Paulo) divulgou que a mentora do dossiê (que o Planalto jura não existir) foi a Secretária-executiva da Casa Civil? E daí que a poderosa Erenice Alves Guerra seja a braço-direito (perdão, a mão esquerda) da companheira Dilma (a eterna guerrilheira Stella)? Os gênios palacianos trabalham com duas especulações sobre o vazamento do “banco de dados”. Ou foi uma jogada deliberada de caciques do PSDB, que teriam informantes no Palácio do Planalto e tentaram fabricar um factóide para incriminar o governo. Ou o vazamento partiu do “fogo amigo” petista para enfraquecer a candidatura vitoriosa de Dilma.

A hipótese sobre a briga interna petista é muito forte. Esta semana também “vazou” outra notícia que só foi dada pela Rede Bandeirantes. A mídia amestrada fez silêncio criminoso e não repercutiu a notícia do Jornal da Band de que a falida Bancoop (Cooperativa dos Bancários de São Paulo), comandada por sindicalistas petistas, promoveu uma armação com empreiteiras de obras habitacionais não realizadas para desviar dinheiro para financiar campanhas eleitorais do PT. Os alvos da denúncia eram os ex-dirigentes da cooperativa: Ricardo Berzoini, Luiz Gurshiken e João Vaccari Neto (Releia na edição de quarta-feira: Band promete hoje novas provas de que cooperativa falida dos bancários desviou grana para campanhas do PT).

O fato de a denúncia ter sido veiculada em apenas uma emissora de tevê, cuja linha editorial é sempre companheira do Palácio do Planalto, é um fortíssimo indício de que foi uma “matéria plantada” por um segmento petista que deseja reduzir o poder de influência do segmento sindicalista bancário na cúpula decisória do partido. Se tal teoria (factível) for verdadeira, também é verossímil que os prejudicados tenham dado o troco interno em quem os atacou mandando bala nas cercanias da Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: