quarta-feira, 26 de março de 2008

Nova Guerra do Paraguai

Terça-feira, Março 25, 2008

Alerta Total

Nova Guerra do Paraguai

O candidato presidencial paraguaio Fernando Lugo, favorito nas pesquisas para as eleições de 20 de abril, comemorou ontem ser uma "dor de cabeça" para o Brasil por sua intenção de renegociar o tratado de fundação da hidroelétrica binacional de Itaipu.

Lugo, um ex-bispo católico que representa uma aliança de partidos e movimentos opositores, tem como foco de campanha a reclamação de um preço melhor pela energia que o Paraguai vende a seu principal sócio comercial.

"Foram 34 anos de entrega, 34 anos de doação, e reclamamos o justo para o Paraguai. E o faremos hoje, o faremos amanhã".

Intriga?

Lugo reclamou ainda que as publicações que o mencionam como um inimigo do Brasil são parte de uma "guerra suja bem preparada" por seus adversários "que não conseguem subir no índice de preferências nas pesquisas e utilizam outros meios para ver se lhes dão um pouco de rating político".

As pesquisas colocam o ex-bispo com 30 a 39 por cento das intenções de voto.

Fica bem à frente da candidata do governista Partido Colorado, Blanca Ovelar, e do general reformado Lino Oviedo, seus principais adversários.

Em tempo: Lugo é do Foro de São Paulo... Só para lembrar...

Problema á vista

O tratado de Itaipu, assinado em 1973 para a construção da hidroelétrica, estabelece que o Paraguai deve vender ao Brasil o excedente de sua parte na energia gerada pela usina a um preço inferior ao de mercado.

Itaipu gera 20 por cento da energia consumida pelo Brasil - a maior parte destinada às regiões Sudeste e Sul.

Lugo protesta que os paraguaios, com os atuais preços do petróleo, pagam mais de 1 bilhão de dólares para importar hidrocarbonetos, enquanto pela exportação hidroelétrica recebem menos de 400 milhões de dólares anuais.

Nenhum comentário: