domingo, 30 de março de 2008

Entendendo FHC.

Sábado, 29 de Março de 2008

Entendendo FHC.

Coturno Noturno

Alguns comentaristas caem de pau em cima de Fernando Henrique Cardoso por ter declarado que não acredita que Dilma Roussef tenha alguma coisa a ver com o dossiê. Mas, ao mesmo tempo, FHC pede a cabeça da responsável pelo mesmo, ninguém mais, ninguém menos, do que a ministra interina da Casa Civil, a "doutora"Erenice Guerra.

FHC está fazendo duas coisas: primeiro, não está acusando uma ministra de estado sem provas; segundo, está dando um voto de confiança, mas condicionado ao fato de que Dilma Roussef reconheça que a Casa Civil cometeu um crime, que exige punição com demissão. Está sendo hábil, pois se acusar diretamente Dilma Roussef, pode ser surpreendido com a demissão de um funcionário qualquer, escolhido como um delúbio, que aceite ser imolado para salvar a pele do chefe. Seria uma desmoralização.

Da mesma forma, FHC está sendo hábil ao abrir os seus gastos e a dizer que não acredita que Lula possa ter cometido algum ilícito e que, por isso, ele deveria abrir as suas contas também. Se Lula não abrir, fica caracterizado que está escondendo alguma coisa.

O ponto alto da sua nota é, no entanto, a desqualificação de Tarso Genro. Ao mostrar o quando o Ministro da Justiça coloca o governo a que serve acima da lei, está mostrando todo o aparelhamento do Governo Lula.

Fernando Henrique Cardoso não é Arthur Virgílio. É um ex-presidente da república e não pode cair em armadilhas. Sua obrigação é fazer política com a cabeça e não com o fígado. Primeiro, exige o reconhecimento de um crime. Segundo, exige a demissão do culpado. Terceiro, exige uma investigação criminal. Seria criminoso acusar sem provas o que, aliás, foi o que aconteceu com a publicação do dossiê pelo Governo Lula. Não há dúvidas de que FHC pode ser questionado por muitos atos e fatos. Mas, neste caso, está agindo como um estadista, exatamente ao contrário de Lula.

Postado por Coronel às 11:09:00

Nenhum comentário: