sexta-feira, 28 de março de 2008

Jarbas Vasconcelos: Lula quer terceiro mandato.

Quinta-feira, 27 de Março de 2008

Jarbas Vasconcelos: Lula quer terceiro mandato.

Coturno Noturno

Aparte do Senador Jarbas Vasconcelos (PMDB –PE) ao Senador Heráclito Fortes (DEM-PI), na sessão plenária de hoje:

Primeiro, quero parabenizar V. Exª por trazer esse assunto a esta Casa, que vive mergulhada, nos últimos dias, em profunda mediocridade, desde aquelas cenas de aprovação da MP da TV Pública. Houve episódios como os de ontem na CPI dos Cartões Corporativos. Lideranças precárias e primitivas defendem constantemente o Governo, a exemplo do que fez a Líder do PT ontem, que nos acusa de fazer prática eleitoral, aqui e; no âmbito da CPI, diz que a Ministra vai ser mais importante, ainda, em 2010.

Ela não está fugindo do contexto, porque o Presidente da República, no meu Estado, ontem, disse que, usando palavras chulas como sempre, a Oposição tirasse o seu “cavalinho da chuva”, porque quem ia ganhar a eleição era o Governo. Foi a Pernambuco no avião presidencial, montou o palanque do PAC. E esse palanque do PAC tem servido para um palanque eleitoral. Como o País já se encontra completamente desmoralizado - Senado e Câmara dos Deputados desmoralizados pelo Governo, pelo PT e pelo PMDB, que ajuda o PT – o Presidente da República está levando essa coisa na gozação e na ironia. Já desmoralizou e acuou o Judiciário. Não vejo movimentação, aqui, dos grandes partidos, como os tucanos, e os Democratas, no sentido de irem ao Supremo e à Justiça Eleitoral denunciar o Presidente da República. Não vale ele dizer que não está em campanha, porque inelegível e não disputar a eleição, em 2010. Mas está indicando pessoas e fazendo campanha eleitoral com dinheiro público, com avião, com gasolina e no chamado palanque do PAC. E ainda diz que vai para os outros Estados; e vai para os outros Estados. Se lideranças precárias, aqui dentro, defendem isso, defende dentro da CPI que a Ministra vai ser mais importante, ainda em 2004, se se faz a defesa, aqui neste plenário, de que a Ministra não deve convocada porque não tinha nada a ver, tem.

Este País não é um País de idiotas, não é? Este País não deve se surpreender porque Lula tem 70%. Quer dizer, Lula não chegou nem aos 80% ainda e pode chegar a esse patamar usando dinheiro público. Fazendo campanha eleitoral, mistificando, como tem mistificado, junto ao povo brasileiro, é possível que chegue aos 80%. Agora é preciso fazer isso que V. Exª está fazendo.

Qual o inconveniente de a Ministra vir aqui na próxima semana? Porque esses dados estavam dentro da Casa Civil e, se estavam dentro da Casa Civil, vazaram. Se é mentira ou não da Veja, é outra história. É outra história se é mentira ou se é verdade. A verdade é que se diz que há um dossiê e que o Governo o soltou. Não é a primeira vez que o Governo desmente isso. O dossiê contra José Serra em 2006 continua aí, os aloprados palitando os dentes, soltos, nenhum deles foi algemado, nenhum, nenhum deles foi algemado. Continuam trabalhando dentro do Palácio. Continuam trabalhando fora do Palácio. São do PT.

Tenha paciência com o meu aparte, Senador Mão Santa, V. Exª que é tão generoso. Mostraram um saco de dinheiro. Os aloprados mentiram. Aquele dossiê não deu em nada. Esse também não vai dar em nada. Essa CPI não vai dar em nada, porque esta Casa está completamente desmoralizada. O Presidente da República disse que não vai abrir mão de medidas provisórias. Já mandou uma enxurrada na semana passada, continua mandando agora e vai mandar mais amanhã, porque o Presidente quer desmoralizar este País, porque, desmoralizando este País, vai haver uma onda para um terceiro mandato.A justiça já está desmoralizada. O Poder Judiciário já está desmoralizado, quando enfrentou, topou, peitou um Ministro do Supremo Presidente do Superior Tribunal Eleitoral e ficou por isso mesmo. Vai para os Estados fazer campanha eleitoral. Atribui-nos, Oposição, essa responsabilidade. Suas Lideranças – para usar um termo muito comum ao nosso Presidente dos Tucanos, Sérgio Guerra – precárias e primitivas aqui dentro ficam a gritar e a dizer que estão certas e que a Oposição é que está errada e fica por isso mesmo.

Então, Senador Heráclito Fortes, o que eu queria dizer a V. Exª era que isso não vai dar em nada, mas não quer dizer que fiquemos de bico fechado, de rabo entre as pernas. Não podemos fazer isso. O que temos que fazer é gritar, é protestar, é bater na porta da Justiça, mostrar que o Presidente da República está em campanha eleitoral. Ele pode dizer a toda hora e a todo instante que estamos contra o povo, que estamos isso, que estamos aquilo, que queremos tolhê-lo, que queremos deixá-lo aqui em Brasília ouvindo os discursos da Oposição. Isso é problema dele. Mas ele não pode usar o dinheiro público para ir aos Estados com tanto tempo de antecedência da eleição, fazendo campanha eleitoral, querendo fazer este Congresso, a mídia, a opinião pública e o povo do Brasil de imbecis. Tem que haver protesto. V. Exª está certo ao fazê-lo.

A Ministra Dilma Rousseff podia ter vindo para cá e ter dito que estava na Casa Civil, mas não foi a Ministra que liberou. Pronto. Mas não. O que fizeram aqui? Na semana passada empurraram goela adentro uma TV pública por medida provisória. Eu, por exemplo, votaria uma TV pública se fosse mediante projeto de lei, mas não medida provisória.De forma que estamos em marcha batida para um terceiro mandato de Lula. As instituições serão desmoralizadas, porque ele não leva em conta a mídia, não leva em conta o Congresso. Ele já desmoralizou o Poder Judiciário. Já disse que o Tribunal de Contas da União era um acampamento de políticos aposentados. Então, não sei mais quem é que falta a Lula desmoralizar neste País para continuar essa marcha no itinerário do arbítrio.

Postado por Coronel às 17:22:00

Nenhum comentário: