quinta-feira, 19 de março de 2009

Esquerdismo fiscalista do Estadão

Mídia Sem Máscara

O Estadão acaba por se alinhar com o que há de mais escabroso e eficaz no esquerdismo militante, aquele que está justamente nos agentes estatais que cuidam da burocracia tributária.

O editorial de hoje (Refis pouco disfarçado) do Estadão mostra que sua posição coincide com a posição da burocracia fiscalista do Estado. Escreveu o editorialista: “Quando se trata de decidir sobre uma proposta que prejudica o Fisco para beneficiar contribuintes devedores, muitos dos quais são contumazes maus pagadores de impostos, boa parte dos congressistas não costuma ter dúvidas: vota a favor”.

Chamo a sua atenção, caro leitor, para a grande mentira que se esconde por detrás do argumento do editorial, que é a mesma posição dos partidos de esquerda, o que transforma o Estadão em companheiro de viagem da revolução em marcha. Fala de devedores contumazes. Ora, ninguém deve ao Fsico por opção ou má fé. Dever ao Fisco hoje em dia transforma a pessoa (física ou jurídica) em um pária econômico: não consegue fazer operações bancárias, vai para o CANDIN, um monstro jurídico ainda mais desgraçado do que a própria Receita Federal, não consegue ser fornecedor do governo, não consegue receber o que o governo lhe deve e as próprias empresas fornecedoras cortam-lhe o crédito.

O devedor eventual do Fisco é uma vítima das vicissitudes da vida, mais das vezes do próprio esbulho tributarista estatal. Penso especificamente naqueles contribuintes que pagam por substituição e não conseguem repassar aos consumidores os encargos tributários inventados pela burocracia. Uma tragédia econômica sem fim para o indigitado contribuinte.

Na sua malha jurídica a burocracia estatal transformou inadimplentes de impostos em condenados da sorte, a sofrerem as maiores agruras econômicas e morais. Então medidas como a MP 449, a que se refere o editorial, e as modificações feitas pelo deputado Tadeu Filippelli são ainda modestas perto do que deveria ser feito em matéria de anistia fiscal. Apenas aqueles que enxergam na empresa privada um inimigo a ser combatido é que podem se colocar contra elas.

À primeira vista o inadimplente com o Fisco teria alguma vantagem com relação aos concorrentes. Vimos que não tem, pois ele vira pária e o débito continua a existir da mesma maneira. Os órgãos cobradores do governo, como a Procuradoria da Fazenda Nacional, são implacáveis contra aqueles que tropeçam em suas finanças. Na origem desses tropeços está a teratológica carga tributária.

Onde está prejuízo ao Fisco com o parcelamento? Não existe. O Estadão acaba por se alinhar com o que há de mais escabroso e eficaz no esquerdismo militante, aquele que está justamente nos agentes estatais que cuidam da burocracia tributária. O editorial deve ter sido escrito por algum fiscal aposentado da Receita Federal. Um jornal supostamente conservador deveria mesmo é escrever editoriais contra o esbulho tributário e não malhar as suas vítimas inermes.

Nenhum comentário: