quinta-feira, 19 de março de 2009

Raposa - Marco Aurélio defende arrozeiros

Quinta-feira, 19 de Março de 2009

Movimento da Ordem Vigília Contra Corrupção

MINISTRO DIZ QUE DEMARCAÇÃO CONTÍNUA GERA “APARTHEID ”


O ministro do STF Marco Aurélio Mello afirmou ser "favorável à demarcação correta" da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Em seus argumentos, ele defendeu o direito à propriedade privada dos arrozeiros, criticou a "dívida histórica" com os índios (que classificou de ideia romântica) e afirmou não ser "razoável entregar a 19 mil índios uma área 12 vezes maior que a cidade de São Paulo, onde vivem 11 milhões de pessoas". "Para mim, soa desproporcional".

Ainda segundo ele, a demarcação contínua impõe limitações de ir e vir de brasileiros e constitui um verdadeiro apartheid. "A política indigenista nacional sempre foi dirigida à miscigenação", disse. Segundo ele, retirar os arrozeiros da reserva seria um "retrocesso" ao conceito de nacionalidade integrada que vem sendo construído desde os tempos do Imperador Dom Pedro II.

"A demarcação contínua desconsidera o objetivo fundamental da República Federativa do Brasil: criar uma sociedade livre, justa e solidária", afirmou Mello. Por Gisele Silva – Tempo Real – Blog do Estadão



LEIA TAMBÉM:


Julgamento será retomado amanhã

Marco Aurélio votou pela nulidade da ação sobre demarcação

Marco Aurélio diz que portaria sobre a Raposa é inconstitucional

Marco Aurélio vê risco à soberania com presença de ONGs em reservas indígenas

Marco Aurélio contesta anulação de títulos de propriedade e saída dos arrozeiros

Marco Aurélio levanta irregularidades no processo sobre demarcação da Raposa




Enquanto isso
ÍNDIOS MATAM 30 BOIS PARA COMEMORAR DECISÃO DO STF

Cerca de 200 índios estão na sede Surumu, área indígena Raposa Serra do Sol (RR), e 30 bois foram mortos para a festa, que segundo eles, "vai demorar até o sol raiar". Eles esperam comemorar o resultado do julgamento sobre a demarcação da reserva indígena, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma banda de músicos indígenas com equipamentos eletrônicos foi levada de comunidades vizinhas para tocar forró pé de serra na festa. As faixas colocadas na quadra principal da comunidade Surumu diziam "Obrigado aos 11 ministros que votaram a favor da demarcação" e "Raposa homologada, demarcada e registrada". Mas a festa é apenas para os índios ligados ao Conselho Indígena de Roraima (CIR). Leia mais aqui – JB Online-Portal Terra

3/18/2009 06:44:00 PM

Nenhum comentário: